ESPECIALIZAÇÃO AO VIVO 100% ON-LINE COM DOCENTES DE REFERÊNCIA NACIONAL

PÓS-GRADUAÇÃO ESCRITA CRIATIVA, ROTEIRO E MULTIPLATAFORMAS

3ª TURMA

Início: 12 de Fevereiro de 2022

Período: Três sábados matutino por mês

Carga horária: 360 horas

Duração: 18 meses

MAIS INFORMAÇÕES

Preencha o formulário abaixo:

A Pós-graduação lato sensu em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas da Faculdade NOVOESTE, com carga horária de 360 horas/aulas, reunirá professores e palestrantes, artistas e escritores, alinhados exclusivamente à prática criativa da escrita em suas mais diversas modalidades: roteiro para cinema, tv e videogames, escrita literária, escrita para web, redes sociais e nichos noticiosos. O curso abordará, em três eixos diferentes, os mais variados aspectos da arte da escrita.


O curso atenderá estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento, que desejem se dedicar à atividade da escrita, voltada para diferentes suportes tecnológicos e finalidades profissionais. Pessoas interessadas em atuar como escritores, roteiristas, redatores, social media, produtores de conteúdo, jornalistas, ensaístas, críticos, narradores, editores, storytellers ou biógrafos.

O que você vai aprender na Pós-graduação em Escrita Criativa, Roteiro e Mulitplataformas

Fundamentos da Escrita Criativa

Criatividade como potencial humano. Exercícios e técnicas para liberar a criatividade e ativar a potência de criação voltada ao literário, em diferentes gêneros. Princípios da escrita criativa. O poder da escrita. Atenção às palavras. A escrita criativa e suas aplicações. O texto como processo de construção. Processos de criação. Os motivadores para se escrever com criatividade.

Teoria da Narrativa

As principais formas e caracterização da matéria e linguagem de expressão da arte narrativa. Abordagem de aspectos evolutivos e teóricos do conto, da novela e do romance. Análise de textos narrativos compreendendo o sistema retórico da enunciação e os componentes do enunciado como elementos de produção de sentidos. Confronto entre obras fundamentais da tradição literária ocidental e de outras representativas da Literatura moderna e contemporânea, como procedimento para o estudo de Teorias da Narrativa.

Escrita Literária

Fundamentos conceituais sobre a narratividade. Leitura e produção de textos de diferentes gêneros, com especial enfoque para os gêneros literários. Experimentando a produção de textos literários. Produção de diferentes gêneros do universo literário como o romance, o conto e a crônica e suas principais características.

Storytelling: Construindo Relacionamentos, Escrevendo Histórias

Introdução e Conceitos básicos. Formatos e Tipos de histórias. Técnicas de Storytelling. Transmídia.

Escrita Poética

Os elementos da linguagem poética. Ritmo, métrica, imagem poética. Algumas definições e formas da produção lírica na história, abordando transformações do gênero lírico na modernidade. Tendências contemporâneas. Produção de poesia em ambiente digital.

Escrita Crítica e Ensaística

Aspectos técnicos, literários e filosóficos da escrita do ensaio e da critica literária.

Comunicação Verbal com Emoção e Criatividade

Comunicação verbal e não verbal. A linguagem dos sentidos. Emoção e sentimento. Elementos básicos da comunicação no mundo do trabalho. Criação e criatividade.

Narrativas Comparadas

Estudos de obras da lírica, da narrativa ou do drama ocidentais, numa perspectiva comparativista. Conceitos de Literatura e Narrativa Comparada. As tendências comparatistas. A crítica contemporânea.

Webwriter e Redação Digital

Características do conteúdo escrito na internet; regras de webwriting; Antes de escrever, precisamos entender como se lê; Como tornar a leitura on-line mais confortável; O que determina o potencial de envolvimento do texto na web; Combatendo o DGA (Déficit Global de Atenção); Como produzir textos envolventes; Escrevendo para públicos específicos; Texto em camadas, blocos, scrool, chunck; Criando títulos eficazes; Padrões de uso de números, caixa alta, itálico e siglas; Respeitando o limite de caracteres; Elaboração de chamadas; Links: quando e como usá-los.

Escrita e Marketing de Conteúdo

Marketing Digital. Marketing de Conteúdo: o que é e para que serve. Plataformas, tecnologias e estratégias digitais de marketing. Produção de conteúdo para sites e redes sociais. Conteúdos para blogs e microblogs. Tendências do Marketing de Conteúdo e do Digital.

Oficina de Games e Narrativas Gráficas

Abordagem teórico-prática acerca do desenvolvimento de jogos eletrônicos com foco na criação do Game Design Document. Tipos de jogos como estímulo para a criação. Adaptação transmidiática da narrativa para jogos eletrônicos. O Game Design Document (público alvo, interface, conceito gráfico, construção do gameplay, composição do personagem, mecânica de jogo, elaboração e progressão de fases, sistema de pontuação, diálogos, sonorização, balanceamento do jogo).

Escrita e Narrativa Audiovisual

A imagem; os sons. Expressão audiovisual: em fotografia, cinema, vídeo, animação. Linguagem audiovisual. Descondicionamento do olhar e da criatividade. Pensamento audiovisual. Percepção e educação dos sentidos. Oralidade e coloquialidade no texto audiovisual. Os usos da voz no texto audiovisual. Audiovisual e experimental, narrativo clássico, ficcional / não ficcional. Autores, movimentos, escolas.

Roteiro de Ficção Seriada

Narrativa e ficção. A narrativa nas mídias audiovisuais. Estudo da narratividade e da narrativa em diferentes suportes. As formas de narrativas ficcionais seriadas. Especificidades e conceitos da trama em série, seriado, minissérie, piloto, episódio e temporada. Gêneros de ficção seriada: semelhanças, diferenças, hibridismo. Os conceitos de act-outs, beats, ganchos, peripécias e clímax. Novas formas de narrativa transmídia, especificidades da roteirização, realização para ambientes multiplataforma. Análise de narrativas ficcionais de obras seriadas. Análise de roteiros de ficção e elaboração de exercícios de construção de roteiros.

Elementos do Roteiro Cinematográfico

Roteiro e narrativa audiovisual. Gêneros cinematográficos, televisuais e videográficos. Os formatos de roteiro para meios audiovisuais. As etapas de roteirização: ideia, sinopse, pré-roteiro e roteiro final. Redação de roteiros experimentais de curta-metragem e roteiros para videoclipes. O roteiro como obra dramática. Elementos de dramaturgia audiovisual: tema, enredo, estrutura, ação, progressão dramática. A personagem na obra audiovisual. Diálogo: características e funções. A dimensão temporal da narrativa: tempo objetivo, tempo subjetivo e tempo psicológico. O discurso do narrador e o discurso da personagem. Redação de roteiros ficcionais de curta e longa metragem. Redação de roteiros para documentários e vídeos institucionais.

Seminários

Promover debates com cineastas, roteiristas, escritores, publicitários, professores que estejam no mercado e sejam reconhecidos como grandes referências em sua área de atuação.

Produção, Mercado e Economia Criativa

Proporcionar aos alunos conhecimentos em temas como empreendedorismo, indústria criativa, economia criativa, branding, marketing e projetos. Os mecanismos e estratégias do escritor diante do sistema literário na atualidade. O escritor como empreendedor na contemporaneidade e no mundo digital, ciente de que o leitor é parte de um público mais amplo. As possibilidades de publicação, assim como as diversas maneiras de empreender a partir do conhecimento da escrita e da literatura. Aspectos do mercado editorial e estudos de caso.

Criatividade e Inovação

Diferença e aplicação dos conceitos de Criatividade e Inovação; Criatividade e Inovação na Comunicação; a Cultura empreendedora e a Criatividade.

Pessoas, organizações e Felicidade

Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. O processo de introspecção como recurso à autossugestão. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características? A prerrogativa da interdependência, porque precisamos do outro, qual a parcela do outro em nosso processo de autoconstrução. Ambiências geradoras de felicidade. A lei do triunfo como instrumento direcionador à felicidade e a plenitude humana.

Núcleo de Criatividade e Inovação – apoio pedagógico e de atividades práticas

DOCENTES DE REFERÊNCIA NACIONAL

Me. Ana Carolina Monteiro (coordenadora)

Mestre em Comunicação (2015) e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (2000) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora e palestrante nas áreas de Jornalismo, Literatura, Educação, Meio Ambiente, Comunicação, Marketing, Produção e Interpretação de Textos.

Dra. Moema Vilela

Moema Vilela é escritora e jornalista, doutora em Letras (PUCRS), professora nos cursos de Escrita Criativa e Letras na PUCRS. Graduada em Jornalismo, mestre em Linguística e Semiótica e em Escrita Criativa. Autora de A Dupla vida de Dadá (Penalux, 2018), Guernica (Udumbara, 2017), Quis dizer (Udumbara, 2017) e Ter saudade era bom (Dublinense, 2014), além de ter poesias e contos publicados em diversas antologias e revistas literárias.

Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil

Romancista, ensaísta e cronista; Professor Titular da Faculdade de Letras da PUC/RS; Ministrante da Oficina de Criação Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da PUC/RS, desde 1985. Catedrático convidado da Universidade dos Açores [1992]; Pós-doutorado em Literatura Açoriana [1992 - Universidade dos Açores]; Visiting scholar na Brown University, Providence [1998]; Distinguished Brazilian Writer in Residence, University of California - Berkeley [2000]; Conferencista nas universidades de Tübingen e Leipzig [2006], na Universidade Sorbonne, Paris [2007 e 2010], na Universidade de Toronto [2010].

Dr. Marcelo Bueno

Marcelo Bueno é professor universitário de Letras e Pedagogia, analista praticante e tradutor, com doutorado e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua em clínica particular.

Dr. Jorge Kanehide Ijuim

Doutor em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade de Coimbra, Portugal. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fundamentos e Produção jornalística; estuda especialmente as relações entre o pensamento moderno e os modelos jornalísticos; e construção de narrativas. Participa do grupo de pesquisa Jornalismo, Cultura e Sociedade.

Dr. Andriolli Costa

Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS e mestre em Jornalismo pela UFSC, com estudos sempre permeando a narrativa mitológica. Foi professor do curso de Audiovisual da UFMS em 2019 e reconhecido com Mestre da cultura popular pelo prêmio Ministério da Cultura (2018). Atua ainda na contação de histórias e formação de mediadores de leitura. Foi editor da trilogia Mitografias, sendo o primeiro volume vencedor do prêmio Le Blanc de melhor antologia de ficção especulativa (2017). Com produções multimidiáticas que vão da literatura à produção de podcasts, centraliza sua produção artística e reflexiva no site O Colecionador de Sacis.

Me. Fred Linardi

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS (2019). Professor de escrita criativa e especialista em escrita criativa de não ficção - (auto)biografias, memórias, perfis e outros gêneros das narrativas da realidade. É sócio e escritor da Editora Biografias & Profecias, especializada em escrever e produzir biografias e livros de memórias familiares e empresariais.

Dr. Edvaldo Pereira Lima

Professor Dr. Edvaldo Pereira Lima é escritor, story coach, jornalista. Também formado em Turismo. Vários livros publicados. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, onde atuou como docente por vários anos, tem no currículo passagens como professor-visitante em universidades do exterior. Fez pós-doutorado em Educação na Universidade de Toronto. Nos circuitos acadêmicos, é conhecido como referência em Jornalismo Literário no Brasil.

Me. Inara Souza da Silva

Jornalista pela UFMS, especialista em Midiologia pela Uniderp, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente, é professora no curso de Jornalismo da UCDB.

Me. João Costa

É jornalista, com MBA em História da Arte e Cultura Visual e Mestrado em Comunicação Social. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Estética Marxista, além de realizar estudos nos campos do Cinema, Linguagem, Poéticas Contemporâneas, Adaptação Literária para Cinema. É vice-coordenador do projeto extensão em Cinema da UFMS, Movcine, onde também atua como professor. Na área da comunicação, enquanto jornalista, trabalho no desenvolvimento de estratégias de produção de conteúdo para órgãos públicos e empresas.

Esp. Thiago Akira Ogura

Formado em Publicidade e Propaganda na UCDB (2003), MBA em Marketing pela FGV/Rio (2006). Sócio-Proprietário da Latina Propaganda (2003-2005), Professor Universitário e de Pós-Graduação para turmas de Publicidade, Marketing e Administração na UCDB, Uniderp e Estácio, Sócio-Proprietário da 80 20 Marketeria Digital e Grupo WTW (2009-2013) . Atualmente é Consultor em Marketing Digital pelo Brasil (Agentebuzz) atendendo contas públicas e privadas, além de realizar trabalhos como Produtora de Vídeo para o mercado de Turismo e uma empresa de tecnologias em Realidade Virtual e Aumentada para eventos nacionais.

Me. Isabela Domingues Allaman

É jornalista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMS, desenvolve pesquisa na área de games, cinema e representação. É integrante do grupo de estudos Mídia, Cultura e Representação Social da UFMS, membro da organização e professora no curso de extensão Movimento Cinematográfico - MOVCINE da UFMS. Também foi bolsista do CNPq com a pesquisa "A Transgressão Feminina em Gabriela, de Jorge Amado: do Contar ao Mostrar". Suas áreas de atuação em pesquisa são narrativas audiovisuais, linguagem de games, adaptação e representação. Isabela também participa do movimento cineclubista no projeto Cinecafé.

Dr. Roldofo Nonose Ikeda

Rodolfo Ikeda é Cineasta, Músico e Pesquisador. É *doutor* em Cultura pela UFBA, Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS e Especialista em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Diretor, roteirista e produtor de obras audiovisuais in(ter)dependentes como Moradas (2018), That´s Gonna Be The Song Of The Revolution (2016), Nós, Outros (2015), e Minuto (2014).

Me. Juliana Maffeis

Juliana Maffeis (Porto Alegre, 1987) é professora e escritora. Licenciada em Letras, especialista em Teoria e prática na formação do leitor (UERGS), mestra e doutoranda em Letras, na área de Escrita Criativa (PUCRS). É autora de O discurso amoroso de Ana C. (Ed. Fi, 2014), Solitária companhia de teatro (Ed. Patuá, 2017) e Quantas festas (Ed. Urutau, 2021). Além de publicar poemas e contos em antologias e revistas literárias.

Esp. Tomás Fleck

Tomás Fleck é roteirista e diretor. Em 2020-2021 foi roteirista de uma série de comédia original da Globoplay sob supervisão de Jorge Furtado; e supervisor criativo/editor de um livro infanto-juvenil da HarperCollins. Seus principais trabalhos em séries são: criador, roteirista e diretor de Necrópolis (Netflix) e Confessionário Online (IGTV); roteirista de Alce & Alice (Netflix) e Werner e os Mortos (Amazon Prime); criador e roteirista de Horizonte B (Amazon Prime), O Complexo (CineBrasilTV) e Mal de Família (Série teatral para o Cacilda Becker 2020) e roteirista do longa-metragem Os Bravos Nunca se Calam (Comédia, Festival de Brasília 2019). É professor de roteiro do curso Showrunner da AIC e da PUC. Integrou o Núcleo de Dramaturgia do SESI-SP; o Laboratório de Escritores da Casa das Rosas; estudou direção com Pablo Stoll; roteiro com Willian Rabkin; fez dois anos de curso de improvisação no Espaço da Comédia (SP).

Me. Stephanie Degreas

Stephanie Degreas é roteirista e atriz, Mestra em Teatro pela Royal Academy of Dramatic Art, bacharel em Audiovisual pela USP. Ingressou na área de roteiro em 2011, integrando a sala da série "A Teia”, de Braulio Mantovani e Carolina Kotscho. Trabalhou como autora para a Globo de 2011 a 2016 e, em 2017, concluiu como coautora o longa “Albatroz”. Como roteirista freelance, criou e roteirizou projetos de séries e longas para Loma, O2, Glaz e Urca. Como atriz, participou de peças teatrais em São Paulo, Londres e Kalamata, além de projetos de cinema, televisão e publicidade. Stephanie também leciona roteiro e foi consultora e palestrante da oficina GatoLab do Cinefest Gato Preto em 2020.

RECEBER INFORMAÇÕES

Vantagens de fazer essa

Pós-graduação a Distância ao Vivo

Participe e Interaja ao Vivo

Limite máximo de 100 alunos por turma, com aulas remotas transmitidas pelo Google Meet que você participa pelo computador ou celular.

Cursos reconhecidos pelo MEC, válidos em todo o Brasil

Com a qualidade reconhecida NOVOESTE, você obtém seu certificado com a mesma validade dos emitidos pelos cursos presenciais.

Não perca nenhuma aula

Os encontros ao vivo permanecem gravados para você não perder nenhuma aula.

Networking e Coordenação Ativa

Aqui você não está sozinho e conta com uma coordenação ativa e permanente em sua jornada de curso, além de trocar experiências e fazer networking com profissionais de todo o Brasil.

Docentes atuantes no mercado

Os melhores professores Doutores, Mestres e especialistas, referência nacional na área em que atuam.

Opções facilitadas de pagamento

Parcelas reduzidas com desconto para pagamentos por pontualidade.

INVESTIMENTO

De 20x R$ 390,00 por 20x R$ 327,60

(5% de desconto por pontualidade já incluso)

VAGAS LIMITADAS, INSCREVA-SE JÁ!

CONHEÇA OUTROS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

ÁREA DA SAÚDE



ÁREA DA GESTÃO



ÁREA DA EDUCAÇÃO



ÁREA DO SERVIÇO SOCIAL



ÁREA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS



ÁREA DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO



ÁREA DO DIREITO


A INSTITUIÇÃO

Agora você vai estudar! Aqui tem tudo o que você precisa: a pós-graduação que você mais quer, na faculdade mais inovadora do Centro-Oeste, a Faculdade NOVOESTE, credenciada para a modalidade a distância ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique para abrir no E-MEC. Com Conceito Institucional EaD 4, a NOVOESTE é líder e referência em pós-graduação presencial, com índice de satisfação acima de 97% dos estudantes.

NOVOESTE EDUCACIONAL LTDA EPP - CNPJ 17.343.172/0001-60 - Rua Rui Barbosa, 1792 - Campo Grande/MS - CEP 79004-441 © 2020