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PÓS-GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Início: 28 de Setembro de 2020

Período: 2 segundas noturno por mês

Carga horária: 360 horas

Duração: 16 meses

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OBJETIVOS DO CURSO


Possibilitar estudo e reflexão teóricos e práticos acerca da utilização da ludicidade como ferramenta pedagógica para a prática educativa. As discussões apresentadas possibilitarão pensar sobre o papel do lúdico e a sua interface com a desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e social das crianças.


POR QUE FAZER ESTE CURSO


O curso de Pós-graduação em Ludopedagogia na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental vem ao encontro das discussões acerca da importância de inserir a ludicidade na primeira etapa da educação básica, ou seja, na Educação Infantil e também nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


A Lei de Diretrizes e Base (LDB) compreende em seu art. 29 “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.


Segundo Luckesi (2000), [...] o que a ludicidade traz de novo é o fato de que o ser humano, quando age ludicamente, vivencia uma experiência plena. [...]. Assim, possibilitar a vivencia de experiências plenas no ambiente escolar é um dos objetivos da ludicidade uma vez que o lúdico é um processo inerente a criança.


Tanto as brincadeiras livres, como as de cunho pedagógico, são importantes para o desenvolvimento das crianças; entretanto, o olhar dos professores precisa considerar todas as nuances do cotidiano escolar, pois é, através da observação e do registro que o processo pedagógico poderá ser (re) pensado de forma que crie estratégias de ensino e aprendizagem.


A Educação Infantil vai além do ensino; envolve o educar e o cuidar priorizando o lúdico.

O que você vai aprender na Pós-graduação em Ludopedagogia e Letramento na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Fundamentos da Ludicidade e da Ludopedagogia

30 horas.

Educação, Currículo e Políticas para a Infância

30 horas.

Propostas Pedagógicas lúdicas de Alfabetização e Letramento

30 horas.

Arte e ludicidade no processo de Alfabetização e Letramento

30 horas.

Linguagem e ludicidade na Infância

30 horas.

Ludomotricidade e Gestos

30 horas.

Musicalidade na Ed. Infantil e Ensino Fundamental

30 horas.

Práticas Pedagógicas inclusivas e o ensino Lúdico

30 horas.

Os Processos Fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita

30 horas.

Ensino cooperativo: As vantagens da aprendizagem cooperativa para a infância

30 horas.

A importância da Observação e do Registro para a Prática Educativa e a Organização do tempo didático

30 horas.

A Ludicidade como Recurso Pedagógico

30 horas.

DOCENTES REFERÊNCIA NA ÁREA

Dra. Daiani Damm Tonetto Riedner

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2016 coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Faz parte Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Tecnologias - ForTec/Puc-Rio. Atua nos temas de educação, mídias, tecnologias digitais e educação a distância. Atualmente é Chefe de Divisão de Educação a Distância da Secretaria Especial de Educação a Distância - SEAD/UFMS. É representante institucional da UniRede e Coordenadora Adjunta UAB na UFMS. Embaixadora de REA da CAPES na UFMS. Google Certified Educator Nivel 1 e 2 (2019). Google Innovator (2019).

Me. Geise Cristina Lubas Grillo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco; Graduação em Direito pela Universidade Anhanguera Uniderp; Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Educação Infantil. Prática Pedagógica, Tutoria a distância e Gestão Acadêmica no Ensino Superior. Atuou na coordenação pedagógica da Educação Básica; Atuou como docente por diversos no curso de Pedagogia(presencial e a distância), Coordenou o Curso de Pedagogia(modalidade a distância); Atuou na coordenação pedagógica EaD e como Gerente de Operações Acadêmica EaD.

Me. Robson Batista Dias

Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2012), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, na linha de Psicologia e Processos Educativos (2015) e Especialização em Neuropsicologia pela Unjversidade Cândido Mendes - UCAM (2019). Foi professor-formador do Programa Ensino, Escola e Cidade - Políticas Públicas Educacionais pela UFMS entre os anos de 2014 e 2015. Coordenou os cursos e oficinas de qualificação, geração de renda e inclusão produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande - MS, entre 2015 e 2016. Esteve a frente do Núcleo de Pesquisa Educacional do CEAME/TEA, centro pertencente a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial em 2017. Atualmente é Assessor Técnico da Superintendência de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social em Campo Grande/MS e é professor colaborador em cursos de especialização nas áreas de Psicologia e Educação. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Teoria Socio-Histórica, atuando principalmente nas temáticas de Identidade, Processos Educativos, Políticas Públicas, Relações de Gênero, Diversidade, Violência e demais temáticas referentes às populações em situação de vulnerabilidade e excluídas.

Me. Perpétua Aparecida Albuquerque Dutra

(coordenadora)

Possui graduação em Pedagogia; - Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Especialista em Educação Especial Formação generalista pela UNIDERP; Pós Graduanda em Gestão de Pessoas, Liderança Performance e Coaching pela Faculdade NOVOESTE. Atuou como Como como professora Universitária Do Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009 a 2017) Atua como Coordenadora de Pós Graduação lato sensu na área de Educação (2001 a 2020) atuou como Gestora na Educação da Rede Municipal de Ensino no Município de Ribas do Rio Pardo. Atuou como Técnica de Gestão e Normas da Prefeitura Municipal de Campo Grande (2017-2019). Diretora Pedagógica na área de Educação Infantil.

Dra. Sandra Luzia Haerter Armoa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é e professora nas disciplinas de introdução a Neurociencias. Professora na UNIGRANET no Centro Universitário da Grande Dourados, psicóloga - Departamento Estadual de Trânsito . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem metodologias ativas em Sala de Aula. Avaliadora ad hoc do INEP.. Coordenadora do Pet- saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas: terapia cognitiva comportamental, neurociências, prevenção e promoção da saúde e avaliação psicológica.

Me. Ana Maria Ribas

Possui Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP-2002), especializações em Língua Inglesa (UNAES - 2007), Planejamento em Tutoria em EAD (UFMS 2008) e Tecnologias em Educação (PUC-RJ- 2010). Doutoranda em Educação (UCDB-2018), Mestre em Educação (UCDB-2013) , período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá - Faculty of Human Ecology de Janeiro a Abril /2013. Desde 2011, membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância-GETED/UCDB. Membro do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso Do sul-Grupo de Trabalho Educação Superior e do Grupo de Trabalho de Tecnologias e Educação a Distância. Integrante da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação/CMMA/PME/2015-2024 da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS .Professora concursada da Rede Municipal de Ensino, atuando como assessora pedagógica na Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS/SUPED/SEMED, docente na educação superior em cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância.

Esp. Josué dos Anjos

Formado em Comunicação, com pós-graduação em Marketing e Vendas, atua na docência há 20 anos em cursos de graduação e pós-graduação. Desenvolveu projetos de educação a distância com o Portal Educação, UCDB Virtual, Centro Universitário UNIS de Varginha (MG), UNAERP de Ribeirão Preto (SP), na criação de cursos de pós-graduação a distância. Consultor e instrutor credenciado no Sebrae/MS e no Senac/MS. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Novoeste, onde criou metodologias de engajamento de estudantes para ensino a distância, metodologias de aulas empoderadoras e capacitação docente para novas metodologias de ensino. Presta consultoria com foco em desenvolvimento de metodologias de ensino, programa de treinamento on-line em comunicação e desenvolvimento humano, planejamento e consultoria de curso on-line, mentoria na produção de lives em redes sociais. Palestrante em temas de comunicação, marketing, metodologias de ensino a distância.

Me. Rozely Souza Luiz Gayoso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), especialista em Educação Especial- deficiência auditiva (UFMS) mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Atuou como gerente do CAPSI, centro psicossocial infantil da Secretaria Municipal de Saúde SESAU, foi vice - presidente da Associação Brasileira de Superdotados de ABSD-MS, vice presidente da Federação da APAES de MS, atualmente atua no laboratório de estudos científicos em educação especial na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, foi diretora da Associação Educacional Juliano Varela, ministra aulas na pos- graduação do Instituto Libera Limes, ha 10 anos, ministra aulas na pos graduação no IEPAT - Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres ha 2 anos, foi Conselheira no Conselho Estadual e Municipal de Educação, participa do grupo de pesquisas da UEMS- Universalidade Estadual de Mato Grosso do Sul..

Esp. Mary Meire Moura

Possui graduação em Pedagogia (2000), Graduada em Psicologia (2002) Especialista em Educação Especial: Especialista em Transtorno do Espectro Autista; Especialista em Reabilitação Neurofuncional; Especialista em Análise do Comportamento Aplicada; Especialista em Alfabetização e letramento; Especialista em Psicopedagogia; Especialista em Transtornos Comportamentais; Mestranda em Psicologia do Comportamento e Mediação de Crises.

Esp. Danielle Fim

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Pós Graduada em Gestão de Pessoas. Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atuou como Coordenadora da Rede Municipal de Campo Grande na Área de Educação Infantil. Atuou no Centro de Integração Empresa Escola- Ciee e no Sesc como Instrutora de Aprendizagem. Professora Universitária no Curso de Pedagogia.

Me. Márcia Rita Trintade Leite Malheiros

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Octávio Bastos, pós-graduação lato sensu em Formação Docente para o Ensino Superior, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Foi supervisora do PNAIC - Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul no ano de 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, modelos pedagógicos, metodologias ativas, aprendizagem significativa, gestão educacional, experiência de ensino, regulação do Ensino Superior e prática pedagógica. Possui experiência como revisora de normas em Editora Universitária, conselhos editoriais, elaboração de itens para concursos públicos, elaboradora de questões para concursos na área de didática, experiência como docente e elaboradora de material em EaD, além da elaboração de Plano de Desenvolvimento Institucional e Projetos Pedagógicos de Cursos Superiores.

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Vantagens de fazer essa

Pós-graduação a Distância ao Vivo

Participe e Interaja ao Vivo

Limite máximo de 50 alunos por turma, com aulas remotas transmitidas pelo Google Meet que você participa pelo computador ou celular.

Cursos reconhecidos pelo MEC, válidos em todo o Brasil

Com a qualidade reconhecida NOVOESTE, você obtém seu certificado com a mesma validade dos emitidos pelos cursos presenciais.

Não perca nenhuma aula

Os encontros 100% online permanecem gravados para você não perder nenhuma aula

Networking e Coordenação Ativa

Aqui você não está sozinho e conta com uma coordenação ativa e permanente em sua jornada de curso, além de trocar experiências e fazer networking com profissionais de todo Brasil.

Não tem TCC

Seu desempenho é avaliado a cada disciplina, de forma mais prática e voltados para a prática do dia-a-dia.

Opções facilitadas de pagamento

Parcelas reduzidas com desconto para pagamentos por pontualidade

INVESTIMENTO


De R$ 285,57 por 16x R$ 142,50

(5% de desconto por pontualidade já incluso)


VAGAS LIMITADAS, INSCREVA-SE JÁ

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A INSTITUIÇÃO

Agora você vai estudar! Aqui tem tudo o que você precisa: a pós-graduação que você mais quer, na faculdade mais inovadora do Centro-Oeste, a Faculdade NOVOESTE, credenciada para a modalidade a distância ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique para abrir no E-MEC. Com Conceito Institucional EaD 4, a NOVOESTE é líder e referência em pós-graduação presencial, com índice de satisfação acima de 97% dos estudantes.

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