ESPECIALIZAÇÃO AO VIVO 100% ONLINE COM DOCENTES REFERÊNCIA NACIONAL

MBA EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO, DO CONHECIMENTO E NOVAS TECNOLOGIAS

2ª TURMA

Data: 02 de Dezembro de 2020

Período: três quartas-feiras noturno por mês

Carga horária: 360 horas

Duração: 18 meses

RECEBA TODAS INFORMAÇÕES

Preencha o formulário e não perca a oportunidade, vagas limitadas:

O MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias é parte de um modelo organizacional que sustenta suas atividades sob a perspectiva da tríade: Capital Intelectual; Informação, Conhecimento e Tecnologias de Informação e Comunicação.


Dirige-se aos mais contemporâneos modelos de gestão organizacional, mobilizando o que há de mais recente enquanto metodologias, tecnologias e procedimentos estratégicos e operacionais em função do cumprimento das missões, metas e objetivos organizacionais.


O Curso se constitui em um ambiente mobilizador de múltiplas inteligências, ofertando ao cenário brasileiro novas perspectivas e expectativas em torno do desenvolvimento pessoal e organizacional.

O que você vai aprender no MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias

Gestão da Informação (12h)

Panorama conceitual da gestão da informação, elementos constitutivos da gestão da informação; modelos de gestão da informação; processo de implantação da gestão da informação nas organizações. O papel do elemento humano e da tecnologia no processo de desenvolvimento e implantação da gestão da informação.

Gestão do Conhecimento (12h)

Panorama conceitual da gestão do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações.

Ambientes e Fluxos de Informação (12h)

Ambientes e estruturas organizacionais. Comunicação organizacional. Comunicação informacional. Fontes de informação. Fluxos de informação formais e informais. Mapeamento de fluxos de informação.

Governança de Dados (12h)

Governança de Dados como fator crítico de sucesso para a Inteligência Organizacional. Framework de governança de dados. Qualidade de dados, complexidade da governança de dados e de seus reflexos na tomada de decisão.

Ética em Informação (12h)

Introdução e conceitos. Postura profissional: confiabilidade, tratamento e privacidade dos dados. Acesso não autorizado a recursos computacionais. Sigilo profissional.

Informação para Negócios (12h)

A organização. A Gestão. Competências Organizacionais e Individuais. Organizações que aprendem. A era da informação e a gestão do conhecimento. Uso da Informação pelas empresas. Redução de custos, criação de valor, inovação, redução do risco e diferenciação do produto / serviço.

Cultura Organizacional (12h)

O conceito de cultura: aspectos gerais. Cultura organizacional e cultura informacional: definições e características. A cultura organizacional como cenário determinante ao desenvolvimento dos negócios.

Gestão de Processos de Negócios (12h)

Conceitos básicos da gestão de processos; Processos organizacionais; Etapas da gestão de processos; Instrumentos de análise e gestão de processos; Tecnologias de gestão orientadas para processos.

Gestão da Inovação e Metodologias Ágeis (12h)

Conceito de Inovação: Comparações, Tipos de Inovação, Impacto da Inovação, Fontes da Inovação. Economia da Inovação: Difusão de Inovações, Inovação de Ruptura e Inovação Coletiva. Gestão da Inovação: Processo de Inovação e Metodologias Ágeis.

Gestão de Projetos (12h)

Conceituação geral de projeto. Gestão da elaboração e execução de projetos. Elementos básicos dos projetos. O produto do projeto e seu mercado. Estudos técnicos do projeto. Importância do projeto. Aspectos administrativos e legais, econômicos, técnicos e financeiros. Critérios de análise de viabilidade econômica de um projeto. Elaboração e análise de projetos de viabilidade.

Inteligência Competitiva (12h)

Inteligência Competitiva; processo de inteligência competitiva - (gestão, estratégias organizacionais, planejamento das necessidades de informação, coleta e análise de informações) – Integração entre gestão do conhecimento e inteligência competitiva.

Planejamento Estratégico aplicado à Gestão da Informação e do Conhecimento (12h)

Visão sistêmica sobre a organização. Aplicação de conceitos teóricos apresentados no transcurso do curso da pós-graduação em questão. Mobilizar os conhecimentos produzidos no curso de pós, revistando as disciplinas ministradas em função da elaboração de planejamento estratégico às organizações.

Tecnologia da Informação e da Comunicação (12h)

Ciência, Tecnologia e Sociedade; Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento; Tecnologias da Informação e Comunicação; Aplicações das TIC às organizações. Aspectos sociais, éticos, legais e profissionais; Evolução Social e Tecnológica; Tecnologia da Informação (TI).

Gestão Eletrônica de Documentos e Processos - GED/ECM (12h)

Gestão de Documentos: conceitos e cenários. Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação à gestão documental. Órgãos reguladores. Planejamento e estratégias para o desenvolvimento da gestão eletrônica de documentos nas organizações. Legislação nacional.

Big Data (12h)

Definição e fundamentos do Big Data. Utilização do Big Data. Tecnologia para o Big Data. Capacitação e profissionais. Analytics para Big Data. Amostragem e Pré-processamento. Análise Preditiva. Análise Descritiva. Análise de Redes Sociais. Análise de Sobrevivência.

Inteligência Web (12h)

Inteligência Coletiva. Web Semântica. Ontologia. Buscas avançadas: pessoas, negócios, redes sociais. Ferramentas para coleta de dados. Coleta de dados na Web – Web Crawler (redes sociais, blogs e notícias). API’s de redes sociais.

Conhecimento com Big Data Analytics (12h)

Analytics para Big Data. Amostragem e Pré-processamento. Análise Preditiva. Análise Descritiva. Análise de Redes Sociais. Análise de Sobrevivência.

Metodologia da pesquisa aplicada à Gestão da Informação e do Conhecimento (12h)

Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Estágio Supervisionado (140h)

Aplicar os conhecimentos adquiridos no percurso do MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento

e Novas Tecnologias em um contexto organizacional, seja ele público e/ou privado, sob supervisão de

profissional definido pela empresa/organização e/ou autarquia.

DOCENTES REFERÊNCIA NACIONAL

Dr. Rodrigo Pereira (coordenador)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Coach formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação lato sensu na Faculdade NOVOESTE. Diretor Geral na Faculdade NOVOESTE. No cenário empresarial é o CEO da Empresa Triagem Organização, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e coaching.

Me. Cláudia Guzzo

Profissional com Mestrado em Administração com ênfase em Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho (São Paulo, 2014). Especialização em Análise de Sistemas com ênfase em Arquitetura Cliente Servidor pela Pontificia Universidade Católica de Campinas (2003), em Gestão de Projetos em Âmbitos Públicos pelo Centro de Desarrollo y Asistencia Técnica en Tecnología para la Organización Pública de Buenos Aires (2006). Formação em Gestão Avançada de Projetos pela Bentley University (Boston, 2013). Consultora em Projetos de Gestão da Informação e Conhecimento.

Dra. Marta Lígia Pomim Valetim

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018. Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp, 2009. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), 2001. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho 'Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações' (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.


Dra. Marta Pagán Martínez (Espanha)

Atualmente sou Professora Visitante na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil. Pós-Doutorado junto ao programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Escola de Administração e Negócios - Esan, Campo Grande, MS, Brasil. Pós-Doutorado junto ao programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCE/UNESP, Tupã, SP, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social da UNESP/Tupã. Doutora em Técnicas e Métodos Atuais em Informação e Documentação com Sobresaliente "Cum Laude" pela Universidade de Murcia (TIC, Alfabetização Informacional, e-Administração, qualidade y acessibilidade web); Grupo de Investigação: Tecnologias da Informação. Câmpus de Espinardo, Murcia, Espanha com experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação. Mestrado em Humanidades Digitais: Gestão de conteúdos Digitais e Gestão do Património cultural digital (Gestão do Conhecimento e Novas Tecnologias) pela Universidade de Castilla-La Mancha, Câmpus de Albacete, Espanha. Pós-graduação em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) pela Universidade de Castilla-La Mancha, Câmpus de Albacete, Espanha. Graduação em Humanidades pela Universidade de Castilla-La Mancha, Câmpus de Albacete, Espanha. Tenho experiência na área de Ciência Informação e Ciências Humanas. Atuei na área da Ciência da Informação aplicada ao Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD) e Administração como pesquisadora pós-doutoral, focado principalmente nos seguintes temas: Acesso a Dados; Coleta, visualização e tratamento de dados; Big Data, Open Data, Open Government, Governo eletrônico, Administração eletrônica, informações Alfabetização; Bases de Dados; Banco de Dados, Transparência Pública, Accountability, Participação do Cidadão, Redes Sociais. Atuei no setor privado como consultora de novas Tecnologias da Informação e Comunicação, e na área de Documentação (Gestão Documental). Também atuei no sector público e académico universitario como pesquisador e equipe de P&D de apoio em inovação, gestão do conhecimento, gestão de conteúdos digitais e gestão das novas tecnologias. Em minhas últimas pesquisas atuou como pesquisador sobre serviços públicos electrônicos na administração pública em Espanha.

Me. Agenor Mattiello

Graduado em Administração, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem vivência na área de Administrativa tendo atuado como Secretário Municipal da Administração, Gerente de Desenvolvimento de Pessoal do Banco do Brasil em 6 estados. Aprovado na seleção de Doutorado em gestão Contemporânea da Universidade de Salamanca – Espanha. Recentemente publicou pela Saint Paul editora, o livro Marketing Bancário, coordenado por Alexandre Luiz Las Casas. Atuou na estruturação e implantação do Departamento de Marketing do Banco do Brasil em Brasília. Coordena cursos na área de Gestão em segurança Pública para a SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e ministra aulas de MBA em diversas áreas da gestão para a FGV, UNILINS, UNITOLEDO, UCDB e UFMS.

Esp. Kenneth Corrêa

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, e 80 20 Marketeria Digital, que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para Buscadores) e Marketing Digital. Experiência no Ensino Superior, atua no Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.

Esp. Ana Carolina Arantes Araújo Stelle

Bacharel em Gestão da Informação pela UFPR. Pós Graduada em Informática com ênfase em Tecnologia da Informação também pela UFPR. Produtora de conteúdo para ensino a distância. CEO da 4A Consultoria e Gestão de Documentos e Informações. Mais de 13 anos de experiência profissional na área de gestão da informação em diferentes segmentos de negócios. Atuando nas organizações em todo o ciclo de vida da informação, desde a seleção, padronização, sistematização, coleta de dados, e distribuição.

Dr. Élder Lopes Barbosa

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduado em Biblioteconomia pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec (IESF). Participou como membro do Grupo de Pesquisa em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (UNESP). Participou como Investigador Visitante na Universidad de Salamanca (Espanha) pelo Programa de Movilidad Académica Internacional da Asociación Universitária Iberoamericana de Postgrado (AUIP). Possui experiência como professor em cursos de graduação e pós-graduação. Na área organizacional, atuou como Gestor de Informação por meio de consultoria especializada, e atualmente é Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Esp. Silvana Nascimento

Formada em Tecnologia em Processamento de Dados, com especialização em Informática na Educação e Certificação em Gestão de Serviços de TI - ITIL, com experiência na docência em cursos de tecnologia, educação em modalidades EaD e presencial, e também com atuação em gestão e governança de TI e palestrante motivacional; 22 anos de experiência na área de TI; 18 anos de experiência na área de Gestão de TI e Projetos.

Me. Renate Land

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP (2011). Possui graduação em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981); Docente em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (de 2003 a 2013). Consultora com foco em projetos voltados à organização da informação em ambientes digitais e docente com experiência em cursos on-line e presenciais. Área de pesquisa e maior interesse: metadados, interfaces de busca, encontrabilidade da informação [findability] e serviços informacionais 2.0.Atualmente sócia-fundadora da Cooperativa de Consultores Egrégora Inteligência e docente em cursos livres e in-company; Profa da Pós graduação em Arquitetura da Informação na Unifai na disciplina de Curadoria Digital.

Esp. Josias Oliveira

MBA em Business Management pela FIA (2010), Graduação em Ciência Matemática pela Universidade de São Paulo (2003), Docente no curso de extensão de Big Data Aplicada à Engenharia na Engenharia Elétrica n a Unicamp e docente nos cursos de Business Inteligence. Docente no curso de Gestão Estratégica da Informação na FIA - Fundação Instituto de Administração. Gerente Geral da StatSoft South America desde 2014. Membro-coordenador do Comitê de Analytics e Machine Learning na Associação Brasileira de Internet das Coisas e Presidente do Instituto Data Science.

RECEBER INFORMAÇÕES

Vantagens de fazer essa

Pós-graduação a Distância ao Vivo

Participe e Interaja ao Vivo

Limite máximo de 100 alunos por turma, com aulas remotas transmitidas pelo Google Meet que você participa pelo computador ou celular.

Cursos reconhecidos pelo MEC, válidos em todo o Brasil

Com a qualidade reconhecida NOVOESTE, você obtém seu certificado com a mesma validade dos emitidos pelos cursos presenciais.

Não perca nenhuma aula

Os encontros ao vivo permanecem gravados para você não perder nenhuma aula.

Networking e Coordenação Ativa

Aqui você não está sozinho e conta com uma coordenação ativa e permanente em sua jornada de curso, além de trocar experiências e fazer networking com profissionais de todo Brasil.

Docentes atuantes no mercado

Os melhores professores Mestres e Doutores referência nacional especialistas na área em que atuam

Opções facilitadas de pagamento

Parcelas reduzidas com desconto para pagamentos por pontualidade

INVESTIMENTO

De R$ 359,00 por 20x R$ 261,25

(5% de desconto por pontualidade já incluso)



PARTICIPANTES DO CONGRESSO GDI ONLINE

Preencha o formulário e consulte condição especial!

VAGAS LIMITADAS, INSCREVA-SE JÁ!

CONHEÇA OUTROS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

ÁREA DA EDUCAÇÃO



ÁREA DO SERVIÇO SOCIAL



ÁREA DA SAÚDE



ÁREA DA GESTÃO



ÁREA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS



ÁREA DA TECNOLOGIA



ÁREA DA ENGENHARIA E ARQUITETURA



ÁREA DO DIREITO


A INSTITUIÇÃO

Agora você vai estudar! Aqui tem tudo o que você precisa: a pós-graduação que você mais quer, na faculdade mais inovadora do Centro-Oeste, a Faculdade NOVOESTE, credenciada para a modalidade a distância ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique para abrir no E-MEC. Com Conceito Institucional EaD 4, a NOVOESTE é líder e referência em pós-graduação presencial, com índice de satisfação acima de 97% dos estudantes.

NOVOESTE EDUCACIONAL LTDA EPP - CNPJ 17.343.172/0001-60 - Rua Rui Barbosa, 1792 - Campo Grande/MS - CEP 79004-441 © 2020