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MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

Início: 12 de Agosto de 2021

Período: três quintas-feiras noturno por mês

Carga horária: 360 horas

Duração: 18 meses

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Partindo de uma visão empresarial contemporânea, o MBA em Gestão Estratégica de Processos de Negócios apresenta as principais variáveis de implementação, gerenciamento, gestão estratégica, execução e automação de processos, sustentando-se em conhecimentos, técnicas e ferramentas de modelagem e integração de processos de negócios.


Neste MBA, utilizar-se-á uma abordagem alinhada a referências já tradicionais na Gestão por Processos como o corpo de conhecimentos da área (BPM CBOK®) e o LEAN SIX SIGMA, bem como outras referências aplicáveis à disciplina e aspectos que possam modernizá-la.


O MBA objetiva desenvolver habilidades e competências profissionais dirigidas às demandas por gestão de processos de negócios (BPM - Business Process Management), aprimorando sistematicamente a visão global dos educandos em função da percepção de novas oportunidades de aprimoramento e possível implementação de soluções de BPM ao cenário organizacional.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


1. Apresentar a gestão de processos como parte das ações estratégicas organizacionais;


2. Apresentar a gestão de processos como uma disciplina que vai além da padronização, documentação e gestão do conhecimento, tendo também potencial para a redefinição estratégica e de negócios, otimização e transformação.


3. Conhecer tecnologias aplicadas às ações de automação de processos de negócios, suas diferenças e quando aplica-las e a notação BPMN2.0, utilizada tanto para automação quanto para seu apoio e também gestão.


4. Conceber a dimensão prática da gestão de processos sob concepções táticas e estratégicas aos negócios.


5. Transcender as práticas tradicionalmente associadas à gestão de processos agregando também temas como a gamificação, ludificação e aplicação de jogos corporativos, OKR, Agilidade e Design Thinking.


6. Trazer para discussão temas que poderão redefinir a gestão de processos em um futuro breve, como a hiperautomação, Indústria 4.0, Transformação Digital e as organizações exponenciais.


PÚBLICO-ALVO


Profissionais que atuam ou desejam atuar na área, como analistas e gestores de negócios e de processos, auditores de qualidade, gerentes de projetos, consultores, administradores, engenheiros, profissionais de TI e de outras áreas de formação..

O que você vai aprender no MBA em Gestão Estratégica de Processos de Negócios

Fundamentos de BPM – Gestão de Processos

Conceituação e contextualização da disciplina gerencial de BPM – Business Process Management ou Gestão de Processos de Negócio. A disciplina trará os fundamentos do BPM, suas áreas de conhecimento, ciclo de vida, a importância das tecnologias de apoio, aspectos gerenciais e organizacionais bem como o histórico e evolução do BPM no Brasil e os novos desafios a serem enfrentados.

A história da administração, da qualidade e do BPM

Para entender de forma mais completa, profunda e analítica o BPM e os desafios da nova economia, faz-se necessário entender a história da gestão e do gerenciamento de negócios, desde o advento da administração científica até os tempos atuais e perspectivas futuras, passando por momentos históricos como o Fordismo, Toyotismo ou a reengenharia de Michael Hammer. A história da gestão da qualidade também está fortemente atrelada à história da gestão de processos de negócio.

Gestão estratégica organizacional e os processos de negócio

O uso da gestão de processos para padronização e operação do negócio é fundamental, mas diante do dinamismo do mercado, dos negócios e até mesmo da sociedade nos tempos atuais faz com que a simples operacionalização dos negócios gere menos valor do que outrora. Diante deste cenário, torna-se indispensável ao profissional ser capaz de agregar valor ao negócio de maneira estratégica entendendo o cenário global do negócio e também as tendências para o futuro, para tornar-se capaz de manter-se sempre relevante e promotor de mudanças e transformações.

Gestão por objetivos e monitoramento de indicadores para processos de negócio

As gigantes digitais do Vale do Silício estão se tornando exponenciais através da definição de objetivos claros e audaciosos e da medição do que realmente importa, melhorar a performance organizacional deixou de ser um desejo para ser uma necessidade. Criar estruturas semelhantes para apoio e modernização da gestão de processos de negócio o ajudará a mantê-los estrategicamente atualizados e operacionalmente eficientes, eficazes e efetivos, através do uso constante das melhores práticas e do alto envolvimento e engajamento de todas as partes interessadas. O OKR é uma das opções para fomentar o crescimento organizacional e o aumento de sua competitividade no mercado e, juntamente com outros sistemas como o BSC ou os indicadores, podem mudar o destino de uma organização.

Gestão integrada de estratégia, processos, projetos e inovação

Para que a gestão de processos torne-se estratégica, ela precisa traduzir a estratégia organizacional em métodos de trabalho e mantê-los atualizados através de projetos e da absorção constante de novos conceitos, metodologias, boas práticas e tecnologia. Diante deste contexto, é preciso integrar a gestão de processos de negócio à gestão estratégica organizacional, à gestão de projetos e à gestão da inovação que, obviamente, engloba também a gestão da tecnologia, dos dados e da informação.

Visão Ágil e preditiva no contexto de processos e projetos

Apesar da tendência atual à supervalorização da mentalidade Ágil, é preciso compreender que existem contextos e escopos que exigirão práticas mais exploratórias e adaptativas (Ágeis) e outros que exigirão práticas mais preditivas e prescritivas (ditas tradicionais). A capacidade de entender o contexto e combinar / adaptar práticas tem sido chamada de “abordagem híbrida”, que deveria ser a única forma de atuação. Esta consciência aplica-se tanto à disciplina de processo quanto aos projetos, e vem se consolidando na perspectiva da mentalidade pessoal e cultura organizacional.

Cultura e práticas ágeis e a Gestão por Processos

Aplicar frameworks, metodologias, conceitos ou ferramentas consideradas debaixo do “guardachuva Ágil” é bastante diferente de “ser Ágil”. Para alcançar este objetivo é fundamental entender como surgiu a Agilidade, o que motivou o movimento e para que contexto ela foi direcionada. O BPM também é uma disciplina bastante abrangente e complexa. A tentativa de desconstruir e recombinar as duas visões sem profundo conhecimento de nenhuma delas é bastante perigosa e pode trazer consequências bastante prejudiciais. Esta disciplina terá por objetivo contextualizar a cultura da gestão de processos e a cultura Ágil para uma recombinação embasada e responsável.

Gestão da mudança no contexto de processos e projetos

Tanto a gestão de um negócio quanto sua operação ou sua transformação exigem um aprendizado e um esforço para viabilização bastante intensos, mas transformar um negócio já em operação e onde, muitas vezes, a própria gestão precisa ser transformada é um desafio ainda maior. As organizações em geral têm tentado vencer este desafio apenas respondendo aos problemas encontrados e com base apenas em seus próprios aprendizados e capacidades, mas a mudança é, em si, um tema a ser estudado e aperfeiçoado e precisa receber este cuidado, tanto em seus aspectos mais técnicos quanto em relação à gestão e motivação das pessoas.

Análise comportamental, criatividade e pensamento de Design em processos de negócio

O crescente protagonismo das pessoas na dinâmica das organizações, do mercado e da sociedade faz com que seja cada vez mais vital para a sustentabilidade nos negócios entender e respeitar os perfis comportamentais pessoais e absorvê-los da melhor maneira possível para a geração de valor para o cliente, sociedade e meio ambiente ao redor. A criatividade está sendo altamente demandada, mas é preciso entender que cada pessoa tem seu perfil e que todos são necessários para construir algo sólido, sustentável e valoroso. Práticas como o Design Thinking, ludificação e pensamento visual têm ajudado muitas pessoas e organizações a combinar todos estes potenciais e chegar a resultados finais maiores do que a simples soma de suas partes.

Metodologia Aplicada à Gestão de Processos I

A finalização do MBA em Gestão Estratégica de Processos de Negócios – GEPN exigirá a conclusão em grupos de um trabalho de aplicação metodológica do conteúdo oferecido na gestão de processos para melhor aprendizado, cocriação de conhecimento e absorção efetiva do conteúdo através de uma prática simulada das aplicações de mercado e a interação entre os membros do grupo em torno de um objetivo comum.

Gamificação, jogos corporativos e aspectos lúdicos na gestão de processos

O uso de elementos lúdicos nos negócios, no aprendizado, na convivência social e em diversos outros aspectos da interação humana tem sido cada vez maior, isto pela evolução de nossa compreensão sobre a importância e potencial destes elementos bem como de uma maior necessidade de despertar a criatividade humana, estimulá-la, viabilizá-la e combinar o potencial criativo de cada um dos membros pertencentes a cada contexto em que os elementos são aplicados. A gamificação de ambientes originalmente não lúdicos e a aplicação de jogos corporativos é uma opção cada vez mais atraente para a gestão de processos de negócio.

Apoio à qualidade e melhoria de processos de negócio através do Lean e Six Sigma

A união da filosofia e práticas trazidas pelo Sistema Toyota de Produção (ou Lean) com o Six Sigma, desenvolvido na Motorola para melhoria na qualidade dos processos e eliminação de defeitos, já vem trazendo resultados extremamente positivos para as organizações há bastante tempo. A gestão de processos vem como uma disciplina gerencial de âmbito mais abrangente, holístico e interfuncional e pode, em parceria com o Lean Six Sigma, criar uma estrutura mais sólida e contextualizada da melhoria contínua de processos e da apuração da qualidade na produção ou execução de produtos ou serviços.

Modelagem, análise e desenho de processos de negócio

A modelagem, a análise e o desenho de processos de negócio são áreas de conhecimento centrais da disciplina e sua correta compreensão é de suma importância para o andamento de sua implementação e implantação. O objetivo desta disciplina será contextualizar adequadamente cada uma das áreas de conhecimento, apresentar a história e conceitos do BPMN (notação mais utilizada atualmente em BPM), outras notações de modelagem de processos, boas práticas de modelagem, ferramentas aderentes às notações e como realizar uma atuação sinérgica e geradora de alto valor.

Tecnologias especializadas para a gestão por processos de negócio I

A utilização da tecnologia em todas as vertentes de um negócio e de qualquer modelo organizacional é, cada vez mais, uma obrigação e não uma opção. A gestão de processos tem ferramentas para apoio a todas as áreas de conhecimento, gerenciamento corporativo, organização, gerenciamento dos processos, modelagem, análise, desenho, desempenho e transformação. Utilizar a última ferramenta lançada apenas para ter o sistema da moda pode trazer grandes prejuízos e entender cada uma das áreas de conhecimento e cada um dos contextos organizacionais certamente lhe ajudará a fazer as melhores opções.

Tecnologias especializadas para a gestão por processos de negócio II

A utilização da tecnologia em todas as vertentes de um negócio e de qualquer modelo organizacional é, cada vez mais, uma obrigação e não uma opção. A gestão de processos tem ferramentas para apoio a todas as áreas de conhecimento, gerenciamento corporativo, organização, gerenciamento dos processos, modelagem, análise, desenho, desempenho e transformação. Utilizar a última ferramenta lançada apenas para ter o sistema da moda pode trazer grandes prejuízos e entender cada uma das áreas de conhecimento e cada um dos contextos organizacionais certamente lhe ajudará a fazer as melhores opções.

Indústria 4.0 e Transformação Digital

O termo “Indústria 4.0” deriva do que vem sendo chamada de “Quarta Revolução Industrial”, termos apresentados ao grande público na Feira de Hannover em abril de 2013. O termo foi primeiramente cunhado através de um projeto estratégico tecnológico do governo alemão e, de lá para cá, tem se consolidado diariamente através de novas tecnologias ou da exponencialização de tecnologias anteriormente em processo de evolução. A Transformação Digital vem a reboque do avanço na tecnologia e representa a possibilidade de geração de novos modelos de negócio em praticamente todos os nichos a partir da digitalização de boa parte dos processos executados para funcionamento dos mesmos, realizando uma fusão cada vez maior entre o mundo físico e digital.

Liderança, arquitetura e cultura organizacional para a Nova Economia

A disciplina de gestão de processos de negócio engloba a compreensão e a atuação sobre os valores, as crenças, a liderança e a cultura organizacionais, portanto, de nada adianta realizar a modernização, otimização e recontextualização da gestão sem trabalhar a liderança, arquitetura e cultura organizacionais e viceversa. As transformações ocorridas nos últimos anos vão muito além da transformação digital / tecnológica, é uma revolução dos meios de comunicação, dos hábitos e valores pessoais, dos perfis de consumo, das preocupações e prioridades e até mesmo de nossas sociedades. Estamos vivendo uma nova economia, e compreendê-la é crucial para uma boa gestão de processos e para retroalimentar os pontos positivos desta transformação.

Inteligência, conectividade e dados na gestão por processos

Dados são definitivamente o novo petróleo, tanto em relação a seus aspectos positivos quanto negativos. Mas, sendo esta nova realidade, a única opção é dominá-la e utilizá-la a nosso favor. O uso da inteligência (artificial e humana) sobre os dados será cada vez mais mandatório e a conectividade para obtenção dos mesmos na maior quantidade e com a melhor qualidade e relevância possíveis também. Como as novas tecnologias ou as tecnologias já há algum tempo em evolução, mas só agora com aplicações práticas acessíveis ao grande público podem colaborar ou impor novos desafios a este cenário? E como elas impactam na gestão de processos e por ela são impactadas?

Interfaces entre a privacidade e proteção de dados e o BPM

Diante dos novos cenários organizacionais, legais e até mesmo políticos, a privacidade e a proteção de dados serão itens incondicionais para a continuidade dos negócios. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) está balizando as condutas no Brasil em relação a estes itens e é baseada na GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados), utilizada na União Europeia. Compreender os aspectos legais das regulamentações é fundamental, mas apenas a visão holística trazida pela gestão de processos de negócio poderá maximizar as chances de aderência a elas.

Metodologia Aplicada à Gestão de Processos II

A finalização do MBA em Gestão Estratégica de Processos de Negócios – GEPN exigirá a conclusão em grupos de um trabalho de aplicação metodológica do conteúdo oferecido na gestão de processos para melhor aprendizado, cocriação de conhecimento e absorção efetiva do conteúdo através de uma prática simulada das aplicações de mercado e a interação entre os membros do grupo em torno de um objetivo comum?

DOCENTES DE REFERÊNCIA NACIONAL

Fabio Hideki (coordenador)

Proprietário da Renova Consulting, atua há quase 20 anos com Tecnologia da Informação sendo, desses, 10 anos com gestão e automação por processos de negócio. Atualmente dedica-se ao estudo da Indústria 4.0, Transformação Digital, as transformações delas decorrentes e os métodos que podem apoiá-las. Através de consutoria independente ou sob outras consultorias já atuou em organizações: nacionais, internacionais e multinacionais; de pequeno, médio e grande porte; privadas, públicas, cooperativas, entidades de classe e de terceiro setor e em diversos nichos de mercado: atacadista / distribuidor, bancário, automotivo, alimentício, industrial, publicitário, saúde, educacional entre outros. Colaborador do livro "Exploradores de um Mundo em Transformação" com os capítulos de agilização de processos de negócio e gestão descentralizada, facilitador dos jogos corporativos Explorers Game, BT Game e Purpose Mining Game, voluntário na tradução do BPM CBOK 3.0, diretor voluntário de comunicação e publicidade na AGPMS (Associação de Gerenciamento de Projetos de Mato Grosso do Sul) e diretor voluntário de tecnologia no IIBA Brasil. Em projetos de automação de processos já atuou com as principais ferramentas especializadas desenvolvidas no Brasil e com algumas das ferramentas mais utilizadas internacionalmente, tendo atuado com ferramentas de diferentes graus de complexidade e abrangência, proprietárias e open source. Idealizador e curador de algumas das maiores iniciativas colaborativas em BPM no Brasil.

André Menelau

Profissional e Expert de BPM, participa em projetos de transformação de processos em organizações públicas e privadas, estando a frente de capacitações e programas de BPM Coach & Mentoring.

Patrícia Cordeiro Campos

Mestre em Administração com mais de vinte anos de experiência profissional em organizações de grande porte, atuando em funções voltadas à melhoria da gestão e transformação organizacional. Atualmente responde pelas inciativas relacionadas ao aumento da qualidade e produtividade do Sistema FIEB, liderando o escritório de processos corporativo. CBPP com sólida experiência em gestão por processos, incluindo análise, redesenho, transformação, automação, monitoramento de resultados e implantação de escritório de processos. Possui também experiência em liderança de equipes; métodos ágeis; planejamento estratégico; gestão de projetos; gestão de mudanças; inovação e iniciativas de reestruturação organizacional.

•Sólido conhecimento em sistemas de gestão baseados na NBR ISO 9001 e nos Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade, tendo atuado na coordenação de sistemas de gestão, aplicando várias metodologias e ferramentas. Atuação como consultora, instrutora e examinadora de organizações de segmentos e portes diversos em temas relacionados a sistemas de gestão totalizando mais de 300 horas de trabalho. Docente de cursos de pós graduação em disciplinas de BPM, SGI e Gestão Estratégica. Atuação voluntária na ABPMP Brasil, assumindo a função de gestora da regional Bahia desde 2018.

Emerson Dantas

Profissional de Gestão de processos (BPM), cadeia de valor e moderação de grupos (JAD, Design Thinking, etc.); palestrante, professor e consultor dos temas: gestão de processos, planejamento, liderança, moderação de grupos para mapeamento de processos, estratégia e cadeia de valor; considerado um dos servidores empreendedores da gestão pública no Brasil pelos organizadores do evento GovLab Experience 2016.

Maria Angelica Castellani

Especialista em Gestão de Projectos, OKR e Performance Organizacional; Ampla experiência em empresas multinacionais no Brasil, Latam e Portugal; Certificações PMP, CSM, CSD, OKR Agile Coach e OKR-CP; Palestrante Internacional para Argentina, Brasil, México, Peru, Equador, Angola, Portugal e Espanha; Professora de MBA em Gestão de Projetos e Negócios em várias instituições do Brasil, como também, ESAN e UCP do Peru; Propósito: Ajudar as empresas e líderes na adoção de melhores e modernas práticas de gestão para a transformação organizacional com foco em resultados.

Kênia Kesia

Pós Graduada em Gestão de Processos de Negócios (BPM); Pós Graduada em Gestão de Negócios com Foco em Estratégia e Marketing; Graduada em Tecnologia da Informação; CBPP® – Certified Business Process Professional (ABPMP); CFAP - Formação de Analista de Processos (Gart Capote); Formação de Auditor Líder em SGQ - NBR ISO 9001 (MCG-RJ); Formação de Avaliadores ONA (DNV-GL); Formação de Analista Comportamental DISC (Ólami); Formação de Analista de Cargos e Salários (ABRH/MT); Formação de Analista e Coordenador de Treinamento e Desenvolvimento (Benedito Milioni). Mais de 17 anos de experiência em Empresas de Pequeno, Médio e Grande Porte atuando com Instrutoria e Consultoria em: Planejamento Estratégico; Identidade Organizacional (Negócio, Missão, Visão, Valores); Gestão de Indicadores de Desempenho (BSC); Mapeamento e Gestão de Processos (BPM); Gerenciamento Diário da Rotina (GDR); Preparação de empresas para Certificação NBR ISO 9001; Formação de Auditores Internos da Qualidade NBR ISO 9001; Definição da Estrutura Organizacional; Política de Treinamento e Desenvolvimento; Formação de Multiplicadores; Implantação e Auditorias no Programa 5S.

Renan Matida

Project Management Professional pelo Project Management Institute, Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2007 em gerenciamento de projetos, aliando seus conhecimentos técnicos adquiridos em cursos, palestras e certificações, implementando soluções inteligentes nas diversas organizações por onde passou. Atualmente é proprietário da Creativo - Consultoria, empresa especializada em Gerenciamento de Projetos e generalista em Análise de Sistemas, Negócios e Processos.

Renato Mauricio Barbosa Tavares

Formado em Análise de Sistemas pela Universidade da Grande Dourados-UNIGRAN, MBA em Gestão de Projetos pela UNIDERP, possui as certificações PMP(PMI), HCMP(HCMI) e PMO-CP(Global Alliance), também tem formações em liderança pela Fundação Dom Cabral e IEL, análise comportamental(DISC) e métodos ágeis em gerenciamento de projetos. Foi militar por 3 anos tendo participado da Missão da Paz da ONU em Angola(1997), trabalhou por 11 anos em multinacional no Japão, atuando no processo produtivo de eletrônicos com tecnologia SMD(surface mount device), utilizando metodologias e ferramentas Lean, 5S e Kaizen. Em 2010 iniciou na área de análise e desenvolvimento de sistemas, atuando como analista de processos, negócios e sistemas, gerenciando carteira de clientes e equipe de desenvolvimento de sistemas. Há mais de 5 anos tem coordenado ações na gestão de projetos, processos e equipes em entidades do Sistema S, onde tem liderado iniciativas em melhoria continua de processos, transformação digital e gestão de mudanças organizacionais. Atualmente ocupa a função de gerente executivo.

Victor Sato

Quanto custa não evoluir? Perder oportunidades por não percebê-las ou por não estar apto custa muito! Seja uma perda financeira, de qualidade de vida, de tempo ou de relacionamentos, incomoda e atrapalha em tudo. Foi o que percebi em minha própria vida e que me fez correr atrás do meu crescimento, propósito e realização. Sou apaixonado por desenvolvimento humano, pela mente, emoção e comportamento consciente e inconsciente, por melhoria contínua e superação, educação e aprendizagem e, por isso, escolhi trabalhar nesta área e ajudar o maior número de pessoas a evoluírem e ter resultados significativos para si mesmas e ao seu redor. No meu arsenal estão o coaching, palestras, cursos, treinamentos, workshops, aulas, grupos de debate, jogos e dinâmicas entre outras técnicas e áreas de estudo. Sou eterno estudante de neurociências, psicologia e psicanálise, educação e aprendizagem, filosofia e sociologia. Sou ligado com neuromarketing, empreendedorismo, inteligência artificial e soluções cognitivas. Parece muito, eu sei, mas são áreas interligadas e que, cedo ou tarde, hão de convergir, e eu não quero ficar para trás, afinal, custa muito não evoluir. Já fiz de tudo na vida, tenho muitas experiências para contar, de programador de código fonte, missionário cristão, vendedor de panelas, professor, auditor independente, empresário, entre outros. Habilidade é questão de prática e pode ser aprendida e desenvolvida. Sou casado com a Lina Beatriz, melhor esposa e mãe do mundo, e somos pais do super André Yukio, meu porto seguro, inspiração e start do meu propósito de vida. Adoro esportes físicos e mentais, alimentação saudável e descanso de qualidade. Procuro o equilíbrio emocional e espiritual, o meu alicerce energético. Acredito piamente que tudo é possível, é só uma questão de recursos internos ou externos existentes e disponíveis, de desenvolvimento e evolução constantes e consistentes.

Rodrigo Pereira

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Coach formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação lato sensu na Faculdade NOVOESTE. Diretor Geral na Faculdade NOVOESTE. No cenário empresarial é o CEO da Empresa Triagem Organização, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e coaching.

Joselaine Sartori Vezaro

Graduada em Farmácia pela UFRGS, com Pós –Graduação em Administração Hospitalar (PUC-RS), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e MBA em Gestão Empresarial (FGV). Experiência em docência em capacitações em entidades e empresas, e como professora convidada do MBA em Logística (Anhanguera Educacional – Caxias do Sul e Passo Fundo/RS). Mais de 15 anos de experiência profissional em gestão por processos, gestão empresarial e gerenciamento de projetos, em diversos ramos de atividades. Atuação profissional como consultora em inteligência estratégica e sócia da BMC Consultoria (Caxias do Sul – RS). Coautoria em capítulo do livro "Exploradores de um mundo em transformação: conduzindo organizações na travessia para uma nova era", de Leandro Jesus. Atuação em ecossistemas que disseminam o despertar da consciência, de métodos e de práticas de para a economia do século XXI. Facilitadora credenciada do Explorers Game e do BT Game.

Eduardo Riga

Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Especialista em Qualidade e Produtividade pela Universidade Nove de Julho e em Gestão por Processos pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Black Belt em Lean Seis Sigma pelo Grupo Voitto, Auditor Líder NBR ISO 9001:2015 pela Fundação Vanzolini e já atuou como professor no MBA em Gestão de Processos da Universidade Cruzeiro do Sul. No âmbito corporativo, é Especialista em Melhoria Contínua e já atuou como Coordenador de Qualidade e Processos, com experiência em implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade, iniciativas e projetos de melhoria de processos, desenvolvimento e orientação de projetos baseados na metodologia Lean Seis Sigma.

Dácio Salomão de Castro

Profissional da área de Tecnologia há 30 anos, que nos últimos 9 anos atuou como Analista de Processos e de Negócio (CBPP, SFC, Yellow Belt) contribuindo na criação e estruturação do Escritório de Processos no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e em organizações privadas. Exerceu também atividades como professor das disciplinas de Gestão de Processos e Qualidade e Tecnologia da Informação em cursos Técnicos, de graduação e pós-graduação. Empreendeu duas empresas de tecnologia nos anos 90 e 2000 e em duas escolas de cursos profissionalizantes. Atualmente exerce a atividade de Coordenador Técnico na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e a de professor na Faculdade FAMIG (cursos de graduação) e no IGTI - Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (Bootcamp Analista de Processos de Negócio).

Kelly Sganderla

Consultora e influenciadora em Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM - Business Process Management), Transformação Digital, Automação de processos robóticos (RPA- Robotic Process Automation) e Design Thinking para inovação de processos de negócio. Acredito que é sempre possível contribuir para um mundo melhor. Por isto, minha atuação está voltada para a transformação dos processos das organizações, visando torná-los mais eficientes, eficazes, inteligentes, inovadores e integrados, onde as expectativas dos clientes sobre produtos e serviços podem ser atendidas - ou superadas! Viajo pelo Brasil apoiando organizações a melhorar o desempenho e alinhamento dos resultados de seus negócios através de soluções de BPM, RPA, IoT e IA. Minha experiência é centrada em projetos de transformação, estudando como uma organização realiza seu propósito através de seus processos, analisando e avaliando o processo para identificar problemas e rupturas e apresentando ideias e soluções para otimizar, melhorar e inovar o negócio. Nesta jornada com a iProcess há 18 anos, compartilho meu conhecimento e experiência através dos cursos da iProcess Education, e sou atualmente a líder técnico-pedagógica da nossa unidade de ensino e formação profissional. Sou também uma das fundadoras do Blog da iProcess, um espaço que dissemina a cultura da gestão por processos, em que participo ativamente publicando artigos para a comunidade de BPM e RPA..

Adriana Jacoto Unger

É consultora e pesquisadora em BPM/Process Mining, doutoranda em Sistemas de Informação e membro do Process Mining Research Group na EACH-USP, mestre em Engenharia de Produção e Engenheira Mecatrônica pela Poli-USP. Possui certificação CBPP (Certified Business Process Professional) Blue Seal da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) e Certified Analyst and Data Engineer da Celonis.

Alexandre Bezerril

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Paulista (UNIP - 2005) e pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA - 2009) , Gestão por Processos pela Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC – 2011) e Business Innovation Change Makers pela Faculdade de Informatica e Administração de São Paulo ( FIAP – 2020 ). É um Business Explorer trabalha com Inovação e Transformação de Processos na Oracle. Especialista em iBPM, Hiperautomação, Segurança e Modernização de Dados, também foi um dos cocriadores do Oracle Garage 3.7 espaço inovador onde os clientes empreendem e reiventam o seu modelo de negócio, incentivados a colaborarem e produzirem (insights, inovação, criação) através de sessões lúdicas como "gamefication, Transformarathon, Storytelling, Storyboard..." Atuou também como Professor do curso de MBA – Gestão por Processos no SENAC – Criciúma - SC.

Allan Rocha

I am enthusiastic about the new ways of working and the opportunities and democracy of the markets of the 21st century. Considering the technologies available today, we have achieved a level of production that is more than enough to meet the basic needs of our civilization. Now it is time to take care of ourselves, as human beings, and the planet. I believe that the work environment and corporate culture can be entirely redesigned in order to give all of us the opportunity to live a meaningful life, truly connected to our purpose and community. In 2015 I had contact with the Business Transformation community and after that I became a great enthusiast about new management models, based on collaboration, sharing economy and disruptive technologies. In November 2016, I was certified as Business Transformation Explorer and, after that, I became XPER Mentor for the Business Transformation Canvas Game. In January 2017, along with my partner and PhD in Innovation Management, Ana Pires, I founded Clara Idea – a startup company dedicated to the transformation of the business ecosystem in Brazil, based on the adoption of collective intelligence and collaboration techniques in business management.

Anderson Siqueira

Mestre em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Espcialista em Sistema de Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e especialista em Tecnologia e Sistema de Informação pela UFABC. Ainda na academia, foi docente substituto no Instituto Federal de São Paulo, campus Bragança Paulista, dentre outras instituições de ensino superior particular. No cenário empresarial é Supervisor de TI e Head of Data Science, com atuação na área de Oceanografia, que é o negócio da empresa. Atuando, internamente nas seguintes áreas: banco de dados, cloud computing, IA, Machine Learning, Deep Learning, Gestão de Projetos e Gestão de Processos. Em TI, mais de 27 anos de experiência.

Paulo Rogers Helrighel

Engenheiro Mecânico, 5 especializações Lato Sensu, Especialista en Gestión de Riesgos, Antifraude y Compliance e Investigación Empresarial pela Corporación Euro Americana de Seguridad (Madrid/ES), Certified Business Process Professional (ABPMP.org), Certified Project Management Associate (IPMA.ch) e Cyber Security Foundation Professional Certificate - CSFPC™. Possui mais de 20 anos de experiência em Gerenciamento de Riscos, Projetos e Processos com forte viés em indústrias dos segmentos de Energia, Petroquímico, Óleo & Gás e Automotivo. Diretor da THERSA RISK OFFICE, escritório de Riscos, Processos e Projetos voltado a apoiar competências de governança corporativa, como: Compliance & Prevenção de Fraudes, Continuidade de Negócios & Plano de Gestão de Crises, Privacidade & Proteção de Dados, Segurança & Saúde Ocupacional.

Michel Canuto

Possui graduação em Direito pela Faculdade Mato Grosso do Sul (2011). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2013). Mestre com linha de pesquisa na Lei nº 11.196/05 - financiamento de pesquisas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2015). Possui experiência como Professor- Tutor na modalidade EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Faz parte do grupo de pesquisa do Centro de Estudos e Células Tronco, Terapia Celular e Genética Toxicológica (CeTroGen). Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito Prof. Nelson Trad - FADIR UFMS (2016). Revisor de artigos científicos na área jurídica na Revista Multitemas (UCDB). Professor de cursos jurídicos para carreiras e concursos públicos. Consultor e parecerista ad hoc da Kroton. Professor de Cursos sobre Agronegócio (APROSOJA/FAMASUL). Consultor parecerista ad hoc (KROTON). Doutorando (UFMS). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Científica Interações (UCDB). Palestrante no PSE - Programa Saúde nas Escolas, com temática de prevenção ao uso de drogas, combate à violência e bioética aplicada (UFMS). Doutorando (UFMS). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Jurídica Cesumar, Mestrado (UniCesumar). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Educação UNG (UNG). Consultor e parecerista ad hoc da Revista de Direito UFMS (UFMS). Atualmente é membro do Colegiado de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Autor e Organizador do livro Responsabilidade Civil com participação de Rodolfo Pamplona (UFBA), Fernando Mello (TSE), Fernanda Tartuce, entre outros renomados juristas. Organizador/Coordenador de Revista Científica (UEMS). Colaborador na JA - Junior Achievement (Empreendedorismo para transformar). Consultor e parecerista da revista jurídica LexCult - Revista eletrônica do centro cultural justiça federal (LexCult). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Atualmente faz parte da comissão de inserção social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Faz parte da comissão de cuidados paliativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua como parecerista Ad Hoc, na Revista Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM). Prefaciador da obra "as prosas da boemia" de autoria de Valdir Souza. Apoiador pedagógico e assessor do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). Atua como orientador pedagógico de projetos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS). Atua como Ad Hoc na revista Justiça do Direito. Faz parte do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil - IBERC, coordenado por Nelson Rosenvald. Faz parte da obra: Adoção: desconstruindo mitos, coordenado por Silvana Monte Moreira, participação de Maria Berenice Dias, Fernando Moreira Freitas da Silva entre outros juristas renomados e prefácio do Ministro do STJ, Humberto Martins. Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Revisor Ad Hoc da REVISTA CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO (Fiocruz). Faz parte da Academia Paulista de Direito (SP).

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