ESPECIALIZAÇÃO AO VIVO 100% ONLINE

MBA EM PROJETOS, GERENCIAMENTO, EXECUÇÃO DE OBRAS E BIM

3ª TURMA

Início: 22 de Agosto de 2020

Período: sábado integral e domingo matutino por mês

Carga horária: 440 horas

Duração: 22 meses

RECEBA TODAS INFORMAÇÕES

Preencha o formulário e não perca a oportunidade, vagas limitadas:

OBJETIVO GERAL


Preparar profissionais especialistas em gerenciamento, planejamento e execução de Obras para construção civil.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Formar profissionais capacitados no uso das ferramentas de gerenciamento, tecnologias de mercado associados ao BIM, execução de projetos de incêndio, conhecimento sobre georreferenciamento, estruturas metálicas e estruturas pré-fabricadas de concreto;
  • Capacitar profissionais a analisar e executar diferentes tipos de estruturas;
  • Capacitar profissionais sobre os tipos de concreto aplicado a estruturas e a forma de controle e produção dos mesmos em Obras
  • Preparar profissionais para atuar em consultoria e avaliação de estruturas danificadas, bem como a sistemática de correção e recuperação das estruturas.

O que você vai aprender no MBA em Projetos, Gerenciamento, Execução de Obras e BIM

Gestão de Contratos na Construção Civil

Gestão de Contratos. Conhecendo o Contrato. Principais requisitos dos contratos. Principais Tipos de Contratos. Gestão de contratos. Modelos de Gestão de Contratos.

Gerenciamento, Controle e Qualidade de Obras

A importância e fundamentos do gerenciamento de obras e projetos. Gerenciamento de tempo. Gerenciamento de custos. Gerenciamento de aquisições. Gerenciamento de qualidade. Gerenciamento de pessoas. O impacto ocasionado em uma obra/projeto devido a falta do gerenciamento e controle.

Execução de obras

A importância e os fundamentos dos processos executivos em Obras. Conhecimento de logistica de produtos e materiais. Gerenciamento de pessoas.

BIM no Ciclo EPCM (Engenharia, Suprimentos, Construção e Gerenciamento)

A compreensão do BIM – Building Information Modeling - nos seus diversos aspectos e usos deve inaugurar um novo olhar sobre o ciclo da construção civil, numa visão mais integrada, complexa, sistêmica e tecnológica. Compreender a abrangência deste novo paradigma é fundamental para a gestão de empreendimentos nos dias atuais e futuros.

Softwares de modelagem BIM

A utilização do BIM (Building Information Modeling) como instrumento de otimização e gestão eficiente na construção civil se configura em uma nova forma de ver, pensar e gerenciar as atividades que compõe a cadeia produtiva deste setor. Nesse contexto, o BIM representa uma verdadeira quebra de paradigma, onde cada vez mais, associando-se o uso da tecnologia aos processos e pessoas, será possível alcançar patamares elevados de eficiência e produtividade. Compreender as tecnologias hoje existentes e a maneira como as mesmas podem ser inseridas nos processos de trabalho ajudarão os profissionais a otimizarem e dinamizarem cada vez mais as suas atividades profissionais.

Informação para Negócios

A organização. A Gestão. Competências Organizacionais e Individuais. Organizações que aprendem. A era da informação e a gestão do conhecimento. Uso da Informação pelas empresas. Redução de custos, criação de valor, inovação, redução do risco e diferenciação do produto / serviço.

Gestão, Certificação e Licenciamento Ambiental

Gestão ambiental na execução de obras. Sistema de Controle Ambiental. Certificações de Sustentabilidade em obras civis. Licenciamento ambiental na construção civil.

Segurança do trabalho, projeto de combate de incêndio e pânico

A proteção contra incêndios e o projeto de edificações; Classificação das edificações; as medidas de proteção contra incêndios nas edificações; Isolamento de riscos; Saídas de emergência; Sinalização de emergência; Iluminação de emergência; Sistemas de detecção e alarmes; brigadas de incêndio; Sistemas de extintores de incêndio; Sistemas de hidrantes e de mangotinhos; Sistemas de chuveiros automáticos (sprinklers).

Gestão da Inovação e Metodologias Ágeis

Conceito de Inovação: Comparações, Tipos de Inovação, Impacto da Inovação, Fontes da Inovação. Economia da Inovação: Difusão de Inovações, Inovação de Ruptura e Inovação Coletiva. Gestão da Inovação: Processo de Inovação e Metodologias Ágeis.

Construções Sustentáveis / Bioarquitetura

Introdução ao conceito de sustentabilidade, de edificações sustentáveis e bioarquitetura. Indicadores de sustentabilidade e métodos de avaliação da sustentabilidade de edificações. O impacto da construção de edificações no meio ambiente. A importância da produção e compatibilização dos projetos de arquitetura, estrutura, instalações elétricas, instalações hidro sanitárias e especiais, objetivando a sustentabilidade. A importância das especificações de materiais e equipamentos para a sustentabilidade. Processos construtivos e racionalização dos recursos, visando obter uma edificação sustentável. Eficiência energética e o uso de fontes alternativas de energia. Aproveitamento da água da chuva e tratamento e reuso de águas servidas. Apresentação e discussão de casos de referência.

Estrutura Metálicas na Construção Civil

O aço como elemento estrutural na construção civil. Dimensionamento à tração e compressão axial, flexão simples e flexocompressão. Ligações. Estruturas de edifícios em aço. Desenvolvimento de Projeto Estrutural de aço. Sistemas construtivos e inovação tecnológica.

Leitura de Georeferrenciamento para a construção Civil

Fundamentos sobre geoprocessamento e sensoriamento remoto. Sistema de informações geográficas. Georreferenciamento.

Fundações e Grandes Estruturas

Fundações: Investigação do solo. Determinação da capacidade de carga de fundações rasas. Estimativa de recalques de fundações rasas. Determinação da taxa de trabalho de fundações rasas. Projeto de fundações pôr sapatas. Tipos de fundações profundas (estacas e tubulões). Determinação da capacidade de carga de estacas. Taxa de trabalho de tubulões. Projeto de fundações pôr tubulões. Escolha do tipo de fundação. Dimensionamento geométrico: fundações diretas e profundas. Dimensionamento estrutural: sapatas, blocos sobre estacas, blocos de transição e vigas de equilíbrio. Dimensionamento de estacas e tubulões. Grandes Estruturas: Grandes estruturas e estruturas especiais: Características; Evolução histórica. A engenharia dos grandes edifícios: Normas técnicas aplicáveis: Movimento de oscilação; Força do vento. Materiais recomendados. Sistemas Estruturais Verticais: Carregamentos em edifícios muito altos; Projeto específico de alvenaria de vedação; Projeto específico de revestimentos interno e de fachada. Barragens: Finalidades; Classificação; Normas técnicas aplicáveis. Barragens de Terra e Enrocamento; Barragens de gravidade; Barragem de contrafortes; Barragem em Arco; Barragens em abóbadas; Barragens Mistas. Características de Projeto de Barragens: Estudos Básicos para Implantação; Estudos Específicos.

Pré fabricação e Tecnologia

Introduzir conceitos e princípios do sistema construtivo em concreto pré-fabricado com ênfase em projeto e produção. Serão abordados aspectos normativos.

Dimensionamento estrutural com software TQS

Desenvolvimento de um projeto, uso do programa, lançamento da estrutura, definições dos parâmetros de entrada; definições dos parâmetros de saída e modelo; projeto, cálculo e verificação de uma estrutura de edificação de pequeno porte. Apresentação dos conteúdos teóricos, com exemplificação prática utilizando recursos computacionais entre eles: (TQS, Grelha Equivalente, FTOOL, entre outros). Desenvolvimento de “estudos dirigidos”, com auxílio de softwares, planilhas de cálculo, programas educacionais.

Dimensionamento estrutural com software TQS - Módulo 2

Desenvolvimento de um projeto, uso do programa, lançamento da estrutura, definições dos parâmetros de entrada; definições dos parâmetros de saída e modelo; projeto, cálculo e verificação de uma estrutura de edificação de pequeno porte. Apresentação dos conteúdos teóricos, com exemplificação prática utilizando recursos computacionais entre eles: (TQS, Grelha Equivalente, FTOOL, entre outros). Desenvolvimento de “estudos dirigidos”, com auxílio de softwares, planilhas de cálculo, programas educacionais.

Utilização da Ferramenta Revit em projetos de Engenharia Civil

Revit é uma ferramenta de fácil aprendizado e sua funcionalidade é organizada em uma interface bem projetada e amigável. Este software possui um amplo conjunto de bibliotecas de ligação direta, devido a sua posição no mercado. Seu suporte bidirecional a desenhos permite a geração e o gerenciamento de informações com base em atualizações tanto do desenho quanto de vistas do modelo. O uso desta ferramenta tem sido essencial no desenvolvimento de projetos de Engenharia e em interfaces em diferentes ferramentas de modelagem BIM.

Plano de Manutenção, operação e controle de sistemas prediais

Tipos de manifestações patológicas em estruturas. Norma de desempenho. Identificação e sistemática de recuperação e reforço de estruturas. Produtos atuais de mercado e técnicas de reparo de estruturas. Cases de recuperação em Obras. Métodos de dosagem de concretos e grautes estruturais.

Avaliações e Pericias de Engenharia

As pericias em engenharia requer que o profissional tenha conhecimento, habilidade e experiência para emitir os laudos, contribuindo, assim, para que os casos sejam resolvidos. A responsabilidade do perito em engenharia é substancial, uma vez que pode ter relação direta com a segurança das pessoas e do meio ambiente. Assim, a área de atuação dos engenheiros na Perícia é bastante ampla e tem um leque considerável de inserção no mercado de trabalho.

Controle e Tecnologia do Concreto

Controle tecnológico do concreto. Ensaios de controle dos materiais componentes do concreto. Ensaios de controle do concreto convencional vibrado. Controle tecnológico do concreto auto adensavel. Ensaios de controle do concreto endurecido. Sistemática de controle em centrais de concreto e empresas de concreto pré-fabricadas.

Hidráulica e Drenagem Urbana

Hidráulica dos condutos livres. Geometria de canais. Sistemas clássicos de Drenagem Urbana e sua concepção. Elementos de Microdrenagem. Elementos de Macrodrenagem. Dimensionamento de sistemas de drenagem urbana. Drenagem Sustentável e técnicas compensatórias. O modelo computacional SWMM.

Viabilidade Econômica para projetos de Engenharia e Arquitetura

Conceitos. Fluxo de Caixa. Métodos de Avaliação Econômica. Indicadores Financeiros. Recomendações para análise de viabilidade econômica. Boas práticas relacionadas com a avaliação econômica.

Pessoas, Organizações e Felicidade

Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. O processo de introspecção como recurso à autossugestão. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características? A prerrogativa da interdependência, porque precisamos do outro, qual a parcela do outro em nosso processo de autoconstrução. Ambiências geradoras de felicidade. A lei do triunfo como instrumento direcionador à felicidade e a plenitude humana.

Saneamento básico e impacto na construção civil

Conscientização ambiental. Desenvolvimento sustentável. Levantamento de aspectos e de impactos ambientais em atividades da engenharia. Saneamento básico.

DOCENTES REFERÊNCIA NACIONAL

Esp. Suzete Rodrigues Ferrazza (coordenadora)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, especialização Latu Sensu em Desenvolvimento Rural pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Metodologia de Ensino Superior a Distância pela Universidade Uniderp, Especialização em Metodologia de Sistemas Agrários utilizando metodologia Francesa. Experiência ampla em nível nacional em consultorias voltadas para ONG´s Nacionais e Internacionais, Institutos Nacionais e Internacionais governamentais em âmbito, municipal, estadual e federal com realização de trabalhos que deram incentivo a criação de novas politicas publicas nacionais. Experiência na área da docência em todas as áreas das Engenharias e Ciências agrarias, sendo cursos de pós graduação, graduação, técnicos e tecnólogos. Experiências nas áreas ambientais de diagnóstico de impactos ambientais, manejo e execução de projetos. Atuação em elaboração e execução de projetos na área de Engenharia, Edificações e Máquinas, incluindo laudos periciais.

Dr. Leandro Guilmarães Bais Martins

Professor do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande-MS. Professor da Faculdade Anhanguera UNIDERP. Doutor em Ciências com ênfase em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) – Universidade de São Paulo (USP) com tese sobre geoprocessamento, modelagem hidrológica e plano de manejo de águas pluviais. Foi professor de graduação no Centro Universitário UNISEB – Universidade Estácio de Sá. Engenheiro ambiental pela UFMS. Mestre em Ciências pela EESC/USP. Revisor para periódicos científicos (Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Revista Gestão de Água da América Latina e Revista Eletrônica Uakari). Possui publicações em anais de eventos brasileiros e internacionais e ministra cursos nas áreas de Recursos Hídricos e Drenagem Sustentável.

Me. Camilo Mizumoto

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP – campus Ilha Solteira-SP), mestrado em Engenharia de Estruturas Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP – campus Ilha Solteira-SP) e especialização em Tecnologia da Pré-Fabricação pelo IDD (Instituto de Educação Tecnológica De Luca Daher). Participou de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento pela ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) pela empresa CESP, atuou no setor de pré-fabricados de concreto com atuação na empresa Leonardi Construção Industrializada Ltda e Concrelaje Pré-fabricados. Atualmente é docente do curso de Engenharia Civil da UNIDERP e Anhanguera Educacional em Campo Grande-MS, atuando como consultor técnico na indústria de pré-fabricados e como representante técnico comercial da empresa MC Bauchemie e BS Itália do Brasil.


Dra. Marjolly Priscilla Bais Shinzato

Professora substituta da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG/UFMS). Doutora em Ciências com ênfase em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - Universidade de São Paulo (USP), teve projeto de pesquisa de doutorado aprovado segundo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU de garantir a sustentabilidade ambiental (Target 7C), atuando como pesquisadora na Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia (Fachhochschule Köln), Alemanha (financiamento pela FAPESP, CNRD e BMZ). Atuou como professora de graduação no Centro Universitário UNISEB - Universidade Estácio de Sá e de pós-graduação na Faculdade NOVOESTE. Possui graduação em Engenheira ambiental, mestre em Tecnologias Ambientais com ênfase em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Me. Marcelo Cuadrado Marin

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (USP) e mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Diretor de Engenharia - Leonardi Construção Industrializada Ltda e Diretor Técnico da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), atuando principalmente nos seguintes temas: Estruturas de concreto pré-moldado, concreto armado e concreto protendido. Atuou nos projetos de revisão da norma técnicas da ABNT relacionadas as estruturas pré-fabricadas de concreto no CE 02:124.06 - Comissão de Estudos de Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldadas, no âmbito do Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-02).

Esp. Virgilio Barbosa Balle

Possui graduação em Engenharia Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIDERP e MBA Projeto, Execução e Controle de Engenharia Elétrica – IPOG. Atua como com vivência na elaboração programas para prevenção riscos ambientais; consultoria; laudos técnicos; parecer técnico; aplicação das normas regulamentadoras; controle e distribuição de EPI, SIPAT; gestão de pessoas; ginástica laboral; ergonomia; inspeção de segurança em campo, novos procedimentos de trabalho; elaboração de procedimentos de trabalho acompanhamento de perícias judiciais; trabalho em altura e espaço confinado; indicadores de resultados; formação de brigada de incêndio e exercícios simulados; elaboração de prontuário das instalações elétricas; projetos de prevenção de incêndio e pânico; instrutor em treinamentos (NR-10, NR-33 e NR-35); docência em cursos técnicos e de pós-graduação. Atua como profissional na empresa Segura Soluções em Engenharia e como Conselheiro efetivo no CREA/MS, representante da ASMEST (Associação sul-matogrossense de Engenharia de Segurança do Trabalho).

Esp. Maxwell Marques Carvalho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-graduado em Técnicas Construtivas pela Faculdade Integrada, AVM. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Cálculo Estrutural em Concreto Armado, Construção Civil e Execução de Obra. Atua como docente no curso de Engenharia civil da UNIDERP e ministra cursos no CREA-MS e IEMS em Construção Civil e Execução de Obras.

Me. Marcia Loureiro Paulo

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é colaborador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui experiência em pesquisa de mercado quantitativa e qualitativa, monitoramento de informações e geoprocessamento.

Esp. Ricardo Oliveira Souza

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e especialização em Gestão e Engenharia de Rodovias pela Universidade de Guarulhos. Atua há mais dez anos no setor financeiro, atualmente exercendo o cargo de Coordenador de Filial na Caixa Econômica Federal, liderando equipes multidisciplinares envolvidas no gerenciamento de projetos estratégicos para o Governo Federal em áreas tais como: infraestrutura, construções civis, planos de recuperação ambiental, desenvolvimento urbano e conjuntos habitacionais. Leciona as disciplinas de Grandes Estruturas e Pavimentação para o curso de Engenharia Civil na Universidade Anhanguera Uniderp. Tem experiência na Gestão de Projetos e Contratos, com ênfase em obras de edificação civil, pavimentação e drenagem.

Me. Davi Guimarães Soares

Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. MBA em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção. Mestrando em Engenharia Industrial pela Fundação Universitária Iberoamericana - Funiber – Brasil. Atua como professor na Faculdade de Tecnologia SENAI Campo Grande-MS - FATEC SENAI e em projetos na área de Engenharia de Produção.

Esp. Daniel Ferraz Romeo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós graduação em Engenharia de Estruturas e Fundações pelo INBEC. Atua como Engenheiro calculista de estruturas em concreto armado, protendido, pré-moldados, metálicas e pontes de concreto.- Elaboração de projetos hidrossanitários e elétricos residenciais. ssui experiência em obras industriais de grande porte (Armazéns, Silos e Moegas), como responsável técnico em obras, conhecimento na elaboração de traços de concreto otimizados e desenvolvimento tecnológico do concreto. Fiscalização de obras públicas e processos licitatórios. Elaboração de orçamentos de obras. Conhecimento na elaboração e gerenciamento de projetos e pessoas.

Esp. Adriano Macedo Silva

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Engenharia da USP (EPUSP), Master in Business and Management – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV), pós graduação lato sensu em Administração de empresas, MBA em Arquitetura Hospitalar – Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC), pós graduação lato sensu em Arquitetura Hospitalar e MBA em Plataforma BIM (Building Modeling Information) – Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) e curso de pós graduação lato sensu em Plataforma BIM.

Esp. Giuliano Riva Mulano

Professor do curso de Engenharia Civil da Uniderp, com formação em Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil) no Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro/RJ e formação na Academia Militar das Agulhas Negras localizada em Resende/RJ. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro/RJ. Possui vasta experiência no gerenciamento, acompanhamento e fiscalização de Obras. Desenvolveu diversos orçamentos e planejamentos que abrangem obras de várias naturezas como terraplenagem e pavimentação em concreto para rodovias, terraplenagem e pavimentação em CAUQ para rodovias, pista de aeroportos, construções de edificações e construção de ferrovias.

Me. Mariana Martins Sperotto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2006), Especialização em saúde Pública e Saúde da Família (2009) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2015). Atualmente é docente da Universidade Anhanguera-Uniderp e Faculdade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso - clinica médica e cirúrgica, pacientes críticos, fundamentos de enfermagem, sistematização da assistência de enfermagem, saúde Pública e saúde da família.Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Uniderp.

RECEBER INFORMAÇÕES

Vantagens de fazer essa

Pós-graduação a Distância ao Vivo

Participe e Interaja ao Vivo

Limite máximo de 50 alunos por turma, com aulas remotas transmitidas pelo Google Meet que você participa pelo computador ou celular.

Cursos reconhecidos pelo MEC, válidos em todo o Brasil

Com a qualidade reconhecida NOVOESTE, você obtém seu certificado com a mesma validade dos emitidos pelos cursos presenciais.

Não perca nenhuma aula

Os encontros ao vivo permanecem gravados para você não perder nenhuma aula.

Networking e Coordenação Ativa

Aqui você não está sozinho e conta com uma coordenação ativa e permanente em sua jornada de curso, além de trocar experiências e fazer networking com profissionais de todo Brasil.

Docentes atuantes no mercado

Os melhores professores Mestres e Doutores referência nacional especialistas na área em que atuam

Opções facilitadas de pagamento

Parcelas reduzidas com desconto para pagamentos por pontualidade

INVESTIMENTO

De R$ 510,00 por 24x R$ 289,75

(5% de desconto por pontualidade já incluso)


VAGAS LIMITADAS, INSCREVA-SE JÁ

CONHEÇA OUTROS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

ÁREA DA EDUCAÇÃO



ÁREA DO SERVIÇO SOCIAL



ÁREA DA SAÚDE



ÁREA DA GESTÃO



ÁREA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS



ÁREA DA TECNOLOGIA



ÁREA DA ENGENHARIA E ARQUITETURA



ÁREA DO DIREITO


A INSTITUIÇÃO

Agora você vai estudar! Aqui tem tudo o que você precisa: a pós-graduação que você mais quer, na faculdade mais inovadora do Centro-Oeste, a Faculdade NOVOESTE, credenciada para a modalidade a distância ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique para abrir no E-MEC. Com Conceito Institucional EaD 4, a NOVOESTE é líder e referência em pós-graduação presencial, com índice de satisfação acima de 97% dos estudantes.

NOVOESTE EDUCACIONAL LTDA EPP - CNPJ 17.343.172/0001-60 - Rua Rui Barbosa, 1792 - Campo Grande/MS - CEP 79004-441 © 2020