ESPECIALIZAÇÃO AO VIVO 100% ONLINE

PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) COM ÊNFASE EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

Início: 30 de Setembro de 2020

Período: 2 quartas noturno por mês

Carga horária: 360 horas

Duração: 12 meses

RECEBA TODAS INFORMAÇÕES

Preencha o formulário e não perca a oportunidade, são vagas limitadas:

OBJETIVOS DO CURSO


O curso de Pós-graduação em TEA (Transtorno do Espectro Autista) com ênfase em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) tem como objetivo proporcionar aos professores estudo e discussão dos princípios teórico-práticos que norteiam a práxis pedagógica na área do Transtorno do Espectro Autista e análise do comportamento aplicada.


O conceito de qualidade e a formação continuada em educação é uma preocupação da Faculdade NOVOESTE que considera os estudos recentes sobre o TEA um tema que necessita de pesquisas e aprofundamentos.


Sabemos que a Análise do Comportamento Aplicada não é abordada nos cursos de graduação, sendo assim, é uma área que necessita de um estudo e aprofundamento teórico/prático para atender uma demanda de crianças que convivem com TEA e muitas vezes possuem outras comorbidades pertinentes a área comportamental, sendo necessária uma formação mais específica através dos cursos de especialização.

O que você vai aprender na Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista com ênfase em Análise do Comportamento Aplicada

Fundamentos teóricos e práticos da Educação Especial e Inclusão

30 horas.

Mídia, Tecnologia e Aprendizagem

30 horas.

Amparo Legal e Exercício de Direito da Pessoa com TEA

30 horas.

Diagnóstico, Avaliação e identificação do TEA (Transtorno do Espectro Autista)

30 horas.

Métodos de intervenção I (ABA PECS)

30 horas.

Métodos de intervenção II (TEACCH, PISTAS VISUAIS, USOS DE APLICATIVOS PARA TEA)

30 horas.

Princípios e conceitos em análise do comportamento aplicado

30 horas.

Análise do comportamento aplicado: (Avaliação comportamental e comportamento verbal)

30 horas.

Reabilitação funcional (comunicação, comportamento e integração sensorial)a

30 horas.

Acompanhamento para famílias com TEA

30 horas.

Seleção e Implementação de Intervenções em ABA

30 horas.

Conduta profissional e ética

30 horas.

DOCENTES REFERÊNCIA NA ÁREA

Dra. Daiani Damm Tonetto Riedner

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2016 coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Faz parte Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Tecnologias - ForTec/Puc-Rio. Atua nos temas de educação, mídias, tecnologias digitais e educação a distância. Atualmente é Chefe de Divisão de Educação a Distância da Secretaria Especial de Educação a Distância - SEAD/UFMS. É representante institucional da UniRede e Coordenadora Adjunta UAB na UFMS. Embaixadora de REA da CAPES na UFMS. Google Certified Educator Nivel 1 e 2 (2019). Google Innovator (2019).

Me. Geise Cristina Lubas Grillo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco; Graduação em Direito pela Universidade Anhanguera Uniderp; Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Educação Infantil. Prática Pedagógica, Tutoria a distância e Gestão Acadêmica no Ensino Superior. Atuou na coordenação pedagógica da Educação Básica; Atuou como docente por diversos no curso de Pedagogia(presencial e a distância), Coordenou o Curso de Pedagogia(modalidade a distância); Atuou na coordenação pedagógica EaD e como Gerente de Operações Acadêmica EaD.

Me. Robson Batista Dias

Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2012), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, na linha de Psicologia e Processos Educativos (2015) e Especialização em Neuropsicologia pela Unjversidade Cândido Mendes - UCAM (2019). Foi professor-formador do Programa Ensino, Escola e Cidade - Políticas Públicas Educacionais pela UFMS entre os anos de 2014 e 2015. Coordenou os cursos e oficinas de qualificação, geração de renda e inclusão produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande - MS, entre 2015 e 2016. Esteve a frente do Núcleo de Pesquisa Educacional do CEAME/TEA, centro pertencente a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial em 2017. Atualmente é Assessor Técnico da Superintendência de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social em Campo Grande/MS e é professor colaborador em cursos de especialização nas áreas de Psicologia e Educação. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Teoria Socio-Histórica, atuando principalmente nas temáticas de Identidade, Processos Educativos, Políticas Públicas, Relações de Gênero, Diversidade, Violência e demais temáticas referentes às populações em situação de vulnerabilidade e excluídas.

Me. Perpétua Aparecida Albuquerque Dutra

(coordenadora)

Possui graduação em Pedagogia; - Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Especialista em Educação Especial Formação generalista pela UNIDERP; Pós Graduanda em Gestão de Pessoas, Liderança Performance e Coaching pela Faculdade NOVOESTE. Atuou como Como como professora Universitária Do Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009 a 2017) Atua como Coordenadora de Pós Graduação lato sensu na área de Educação (2001 a 2020) atuou como Gestora na Educação da Rede Municipal de Ensino no Município de Ribas do Rio Pardo. Atuou como Técnica de Gestão e Normas da Prefeitura Municipal de Campo Grande (2017-2019). Diretora Pedagógica na área de Educação Infantil.

Dra. Sandra Luzia Haerter Armoa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é e professora nas disciplinas de introdução a Neurociencias. Professora na UNIGRANET no Centro Universitário da Grande Dourados, psicóloga - Departamento Estadual de Trânsito . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem metodologias ativas em Sala de Aula. Avaliadora ad hoc do INEP.. Coordenadora do Pet- saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas: terapia cognitiva comportamental, neurociências, prevenção e promoção da saúde e avaliação psicológica.

Me. Ana Maria Ribas

Possui Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP-2002), especializações em Língua Inglesa (UNAES - 2007), Planejamento em Tutoria em EAD (UFMS 2008) e Tecnologias em Educação (PUC-RJ- 2010). Doutoranda em Educação (UCDB-2018), Mestre em Educação (UCDB-2013) , período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá - Faculty of Human Ecology de Janeiro a Abril /2013. Desde 2011, membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância-GETED/UCDB. Membro do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso Do sul-Grupo de Trabalho Educação Superior e do Grupo de Trabalho de Tecnologias e Educação a Distância. Integrante da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação/CMMA/PME/2015-2024 da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS .Professora concursada da Rede Municipal de Ensino, atuando como assessora pedagógica na Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS/SUPED/SEMED, docente na educação superior em cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância.

Esp. Josué dos Anjos

Formado em Comunicação, com pós-graduação em Marketing e Vendas, atua na docência há 20 anos em cursos de graduação e pós-graduação. Desenvolveu projetos de educação a distância com o Portal Educação, UCDB Virtual, Centro Universitário UNIS de Varginha (MG), UNAERP de Ribeirão Preto (SP), na criação de cursos de pós-graduação a distância. Consultor e instrutor credenciado no Sebrae/MS e no Senac/MS. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Novoeste, onde criou metodologias de engajamento de estudantes para ensino a distância, metodologias de aulas empoderadoras e capacitação docente para novas metodologias de ensino. Presta consultoria com foco em desenvolvimento de metodologias de ensino, programa de treinamento on-line em comunicação e desenvolvimento humano, planejamento e consultoria de curso on-line, mentoria na produção de lives em redes sociais. Palestrante em temas de comunicação, marketing, metodologias de ensino a distância.

Me. Rozely Souza Luiz Gayoso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), especialista em Educação Especial- deficiência auditiva (UFMS) mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Atuou como gerente do CAPSI, centro psicossocial infantil da Secretaria Municipal de Saúde SESAU, foi vice - presidente da Associação Brasileira de Superdotados de ABSD-MS, vice presidente da Federação da APAES de MS, atualmente atua no laboratório de estudos científicos em educação especial na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, foi diretora da Associação Educacional Juliano Varela, ministra aulas na pos- graduação do Instituto Libera Limes, ha 10 anos, ministra aulas na pos graduação no IEPAT - Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres ha 2 anos, foi Conselheira no Conselho Estadual e Municipal de Educação, participa do grupo de pesquisas da UEMS- Universalidade Estadual de Mato Grosso do Sul..

Esp. Mary Meire Moura

Possui graduação em Pedagogia (2000), Graduada em Psicologia (2002) Especialista em Educação Especial: Especialista em Transtorno do Espectro Autista; Especialista em Reabilitação Neurofuncional; Especialista em Análise do Comportamento Aplicada; Especialista em Alfabetização e letramento; Especialista em Psicopedagogia; Especialista em Transtornos Comportamentais; Mestranda em Psicologia do Comportamento e Mediação de Crises.

Esp. Danielle Fim

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Pós Graduada em Gestão de Pessoas. Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atuou como Coordenadora da Rede Municipal de Campo Grande na Área de Educação Infantil. Atuou no Centro de Integração Empresa Escola- Ciee e no Sesc como Instrutora de Aprendizagem. Professora Universitária no Curso de Pedagogia.

Me. Márcia Rita Trintade Leite Malheiros

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Octávio Bastos, pós-graduação lato sensu em Formação Docente para o Ensino Superior, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Foi supervisora do PNAIC - Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul no ano de 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, modelos pedagógicos, metodologias ativas, aprendizagem significativa, gestão educacional, experiência de ensino, regulação do Ensino Superior e prática pedagógica. Possui experiência como revisora de normas em Editora Universitária, conselhos editoriais, elaboração de itens para concursos públicos, elaboradora de questões para concursos na área de didática, experiência como docente e elaboradora de material em EaD, além da elaboração de Plano de Desenvolvimento Institucional e Projetos Pedagógicos de Cursos Superiores.

RECEBER INFORMAÇÕES

Vantagens de fazer essa

Pós-graduação a Distância ao Vivo

Participe e Interaja ao Vivo

Limite máximo de 50 alunos por turma, com aulas remotas transmitidas pelo Google Meet que você participa pelo computador ou celular.

Cursos reconhecidos pelo MEC, válidos em todo o Brasil

Com a qualidade reconhecida NOVOESTE, você obtém seu certificado com a mesma validade dos emitidos pelos cursos presenciais.

Não perca nenhuma aula

Os encontros 100% online permanecem gravados para você não perder nenhuma aula

Networking e Coordenação Ativa

Aqui você não está sozinho e conta com uma coordenação ativa e permanente em sua jornada de curso, além de trocar experiências e fazer networking com profissionais de todo Brasil.

Não tem TCC

Seu desempenho é avaliado a cada disciplina, de forma mais prática e voltados para a prática do dia-a-dia.

Opções facilitadas de pagamento

Parcelas reduzidas com desconto para pagamentos por pontualidade

INVESTIMENTO

De R$ 285,57 por 16x R$ 142,50

(5% de desconto por pontualidade já incluso)


IVAGAS LIMITADAS, INSCREVA-SE JÁ

CONHEÇA OUTROS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

ÁREA DA EDUCAÇÃO



ÁREA DO SERVIÇO SOCIAL



ÁREA DA SAÚDE



ÁREA DA GESTÃO



ÁREA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS



ÁREA DA TECNOLOGIA



ÁREA DA ENGENHARIA E ARQUITETURA



ÁREA DO DIREITO


A INSTITUIÇÃO

Agora você vai estudar! Aqui tem tudo o que você precisa: a pós-graduação que você mais quer, na faculdade mais inovadora do Centro-Oeste, a Faculdade NOVOESTE, credenciada para a modalidade a distância ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique para abrir no E-MEC. Com Conceito Institucional EaD 4, a NOVOESTE é líder e referência em pós-graduação presencial, com índice de satisfação acima de 97% dos estudantes.

NOVOESTE EDUCACIONAL LTDA EPP - CNPJ 17.343.172/0001-60 - Rua Rui Barbosa, 1792 - Campo Grande/MS - CEP 79004-441 © 2020